:: Geografia

Recursos Minerais do Brasil (Metálicos, Não Metálicos e Radioativos)

Recursos Minerais - Metálicos e Não MetálicosRECURSOS MINERAIS METÁLICOS

São recursos não metálicos (que não podem ser repostos pela natureza). No Brasil existem diversos minerais metálicos, porém serão citados os principais.

MINÉRIO DE FERRO

Cotado como um dos principais itens exportados pelo Brasil possui grande importância econômica porque é a matéria prima básica para o aço (liga) que tem inúmeras utilidades. As maiores reservas de minério de ferro são: Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e serra dos Carajás (Pará).

Obs: O Quadrilátero ferrífero e a Serra dos Carajás são as principais áreas produtoras de minérios metálicos no Brasil.

MINÉRIO DE MANGANÊS

Um dos elementos básicos do aço, o minério de manganês é utilizado também como desintoxidante e dessulfurante. A maior parte de sua produção está concentrada na região norte, sendo que o estado do Amapá é responsável por cerca de 60 % do que é produzido no Brasil, entretanto as reservas da Serra do navio, desse estado, estão quase esgotadas.

NIÓBIO:

Metal empregado na fabricação de fios supercondutores e até turbinas de aviões. O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio. A sua maior reserva fica em Minas Gerais, próximo à cidade de Araxá.

BAUXITA:

É da bauxita que é extraído o alumínio, metal de inúmeras utilidades e indispensável para o homem atualmente. Sua principal Jazida está localizada no vale do rio trombetas (Pará). A Companhia de Mineração Rio do Norte (CMRN) é a maior empresa mineral exploradora de bauxita, sendo que sua maior acionista é a Companhia do Vale do Rio Doce.

OURO:

O Brasil está entre os principais produtores mundiais, sendo que Minas Gerais é a maior produtora Nacional.

Recursos Minerais - OuroMuito utilizado em Jóias, tratamento dentário e em muitos setores da indústria o ouro é e foi muito cobiçado pelo mundo todo pelo seu valor comercial.

CASSITERITA:

Dele é extraído o estanho, muito utilizado em liga com chumbo para realizar solda, empregada na eletrônica. O estado do amazonas é o principal produtor nacional, entretanto o estado de São Paulo é nosso maior consumidor interno.

 

RECURSOS MINERAIS NÃO METÁLICOS:

Possuem utilidades diversas, como materiais de construção (calcário), na alimentação (sal de cozinha e água) entre outras de indiscutível importância.

O Brasil ocupa o nono lugar entre os maiores produtores mundiais de sal de cozinha. O porto de Areia branca (RN) é o principal terminal exportador de sal no Brasil.

 

RECURSOS MINERAIS RADIOATIVOS:

O Brasil explora Urânio e Tório, dois minerais utilizados na produção de energia nuclear. Recentemente, foi localizada no Pará uma grande reserva de Urânio. O tório, também escasso, é encontrado principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

5 comments

  1. Esse artigo é de fundamental importância pois contém uma diversidade de informações que sem dúvida me passou um entendimento maior. Esse comportamento é muito importante para ajudar as pessoas que realmente querem ficar mais informados sobre os recursos naturais, principalmente para aquelas pessoas que estudam mineração como eu. Muito obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *