tumblr site counter

Radiação Espacial



A radiação espacial, também chamada de “radiação cósmica”, é proveniente de emissões solares, que lançam prótons energéticos de alta velocidade, particulas de ferro e radiação gama.

 

Esse tipo de radiação também atinge o nosso planeta mas, por conta do campo magnético terrestre, somos protegidos de seus efeitos nocivos.

 

Pesquisas recentes, algumas delas divulgadas pela própria Agência Espacial Americana (NASA), demonstraram que astronautas expostos por longos períodos à radiação espacial apresentam maiores chances de desenvolver câncer e estão sujeitos ao envelhecimento precoce.

 

Em experimento realizado em laboratório, camundongos sujeitos à radiação de alta energia monstraram grande aumento no número de radicais livres, que por sua vez danificam o DNA das células.

 

O resultado foi o aparecimento de mutações e mesmo de tumores malignos, além do envelhecimento acelerado. A Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos mostrou preocupação quanto ao pouco conhecimento sobre a radiação espacial e exigiu novos estudos sobre o fenômeno e seus efeitos ao corpo humano, antes que novas missões tripuladas sejam realizadas; a declaração chama a atenção para a necessidade de se desenvolver novas tecnologias de proteção contra a radiação cósmica.

 

A NASA hoje considera o problema como o maior entrave para uma possível missão à Marte, uma vez que não é possível prever com certeza os efeitos da radiação nos astronautas, umas vez que estejam fora da proteção da magnetosfera da Terra.

 

Já as viagens tripuladas para a Lua e a permanência de tripulação na Estação Espacial Internacional não apresentam os mesmos riscos, pois a Lua bloquei boa parte da radiação espacial que chega até ela e a Estação Espacial Internacional está situada na zona protegida pelo campo magnético terrestre.

 

Autoria: Danilo Zamai

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »