tumblr site counter

Os Mangues



Mangue ou manguezal é um bioma adaptado à zona de transição entre o mar e a terra firme. Estabelece-se em lugares no qual predominam o clima tropical e subtropical.

O manguezal, cujo solo é lodoso e salgado, apresenta uma vegetação arbustiva característica.

Os manguezais estão presentes junto às desembocaduras de rios e em litorais protegidos da ação direta do mar, tais como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia. Durante a maré cheia, o solo do mangue fica coberto por água salobra.

Os manguezais não se restringem à orla marítima; podem penetrar vários quilômetros nos continentes, seguindo o curso dos rios cujas águas se misturam com o mar durante as marés cheias. Por exemplo, em Belém e São Luís, a vegetação típica do mangue penetra até cerca de 40 km pelo interior.

A vegetação do mangue é formada por arbustos como a Rhizophors mangle facilmente identificada por suas raízes-escoras, que aumentam a área de sustentação e uma maior retirada do oxigênio, e a Avicennia tomentosa, cuja principal características é apresentar raízes respiratórias, os pneumatóforos, cujas extremidades afloram perpendicularmente ao solo. Não há vegetação rasteira nos manguezais, e podem ser encontradas algumas epífitas, entre elas orquídeas e bromélias.

Porém, os manguezais não são homogêneos, sendo classificados em: mangue vermelho, mangue branco e mangue-siriuba.

A alta disponibilidade de nutrientes minerais e de matéria orgânica faz dos mangues uma fonte de alimento para diversas espécies marinhas. Grande número de peixes, moluscos e crustáceos obtém alimento, direta ou indiretamente, dos manguezais e o utiliza para se reproduzir durante as fases iniciais da vida. Assim, o mangue é considerado um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil.

CARACTERÍSTICAS

– O solo é pobre em oxigênio, que é obtido pelas plantas fora do solo.

– A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas.

– As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Essa característica facilita a reprodução, pois quando as sementes caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade.

– O cheiro do mangue é bem característico pela presença de áreas salobras (com presença de sal).

– Presença de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue.

OUTRAS INFORMAÇÕES

– A ocupação urbana tem promovido alterações nesse ambiente.

– O Brasil possui 15% do total da área de mangues.

– A exploração comercial dos mangues se expandiu para vários países.

– No Brasil, a Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965 estabelece o mangue como Área de Preservação Permanente (APP).

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)


Deixe Seu Comentário »