tumblr site counter

Oceanografia – O Mundo das Águas



A Oceanografia é a ciência responsável por estudar os oceanos, rios, lagos reservatórios; os fenômenos que neles ocorrem (marés, ondas, alterações de temperatura, etc.), assim como a fauna e a flora desses ambientes.

 

Apesar de o termo já aparecer em meados do século XVI, sob a forma francesa Océanographie, a Oceanografia só se estabeleceu como ciência na segunda metade do século XIX.

 

A expedição Challenger é o evento que marca a sua fundação: em 1872, duzentos homens a bordo do navio de combate britânico “H.M.S. Challenger” percorreram todos os oceanos (com exceção do ártico) e coletaram informações sobre correntes marinhas, a atmosfera, tempestades, ventos, temperatura, etc.

 

A viagem durou mais de três anos, terminando em maio de 1876, tempo em que foram coletadas diversas amostras de água, além de terem sido catalogados milhares de novas espécies de animais e plantas.

 

A expedição também rendeu um conjunto de cinquenta volumes denominado “Challenger Deep-Sea Exploring Expedition” (Expedição Challenger – Exploração de Águas Profundas); sem dúvida o mais importante resultado da expedição.

 

Desde de então, a Oceanografia mudou quase que completamente; acompanhando o desenvolvimento tecnológico do último século, ela hoje utiliza os equipamentos mais modernos para diferentes para obter diferentes informações sobre seu campo de pesquisa.

 

São exemplos as boias oceanográficas, que possibilitam o monitoramento remoto das condições climáticas em alto-mar, robôs submarinos, e até satélites são usados. Também foram agregados à Oceanografia conhecimentos de outras ciências, motivo pelo qual tornou-se uma matéria multidisciplinar.

 

Assim temos suas subdivisões: Oceanorafia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Química e Oceanografia Geológica.

 

Autoria: Danilo Zamai

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »