:: Geografia

O Domínio das Caatingas

O domínio da caatinga corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semi-árido. A caatinga, formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores, é a vegetação típica. É uma extensa região do nordeste brasileiro, que ocupa mais de 70% de sua área (11% do território brasileiro)

Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km2 de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.

Predominando na região de clima semi-árido do Nordeste é uma formação vegetal tipicamente xerófita, ou seja, adaptada à escassez de água. É uma vegetação esparsa, que se espalha pelos maciços e tabuleiros, por onde correm rios, em geral intermitentes.

Desenvolve-se em solos quase rasos e salinos. A falta de água impõe múltiplas adaptações aos vegetais na caatinga, que vão desde a perda das folhas na estação mais seca até o aparecimento de longas raízes, em busca de lençóis subterrâneos de água. Entre as principais espécies de árvores, estão o juazeiro, o angico, a barriguda, e, entre os arbustos, as cactáceas, como o xiquexique e o mandacaru.

Atualmente, a Caatinga vem sendo agredida ao sofrer o impacto da irrigação, drenagem, criação de pastos, latifúndios e da desertificação.

Localização

* A Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.

Clima

* Tropical semi-árido

* Médias térmicas elevadas – acima de 26º C

* Médias pluviométricas entre 800 e 300 mm

* Encontro de sistemas atmosféricos

Hidrografia

* Rios intermitentes (temporários)

* Exceção: rio são Francisco (o “Nilo brasileiro, rio dos currais e rio da unidade nacional)

* Nascentes no tropical típico

Relevo

* Planaltos (chapadas) e Depressões

* Planalto Nordestino => pediplanação

* Inselbergs

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *