:: Geografia

O Domínio Amazônico

Amazônia, ampla região natural que se estende entre o maciço das guianas e o planalto brasileiro, e desde o Atlântico até os Andes, na América do sul, com uma superfície de 7 milhões km2 compartilhada pelo Brasil (em sua maior parte), Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Abrange os seguintes estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.

 

Sua região equivale a 60% do território nacional.

 

A região amazônica é pouco povoada, tendo baixa densidade.

 

O domínio amazônico é formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica.

 

A Floresta Amazônica caracteriza-se por grande umidade, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica.

 

Por ser muito densa e fechada, apresenta grande variedade de espécies, se caracterizando como uma floresta equatorial.

 

O clima amazônico é do tipo equatorial e subequatorial.

 

Acompanhando essa floresta há uma emaranhada rede de rios, que correm num relevo onde predominam terras baixas (planícies e baixos-planaltos). Os solos são, em geral, pouco férteis. Lá, se encontra a bacia amazônica, que é maior bacia hidrográfica do mundo.

 

Abriga três tipos de associações:

 

* mata de igapó: constantemente inundada, é formada principalmente por palmeiras e árvores não muito altas, em terras de baixa altitude.

 

* mata de várzea: mais compacta, sofre inundações temporárias. Apresenta árvores maiores.

 

* mata de terra firme: pouco inundada, é a que apresenta árvores mais altas, sendo bastante úmida. Ex: o castanheiro, o guaraná e o caucho.

 

Na atualidade, a devastação da Amazônia tem se tornado um grande problema. As queimadas, instalação de fazendas para criação de gado e plantações de diversos produtos agrícolas, os desmatamentos para retirada de madeira e a mineração são os principais impactos provocados pela ocupação humana na Amazônia. Porém, o governo brasileiro, por meio de alguns programas como o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, pretende adotar atividades como o ecoturismo e a biotecnologia, e medidas de aprimoramento nas explorações existentes na região, promovendo o desenvolvimento da Amazônia, preservando-a.

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *