tumblr site counter

Mata Ciliar e Mata de Galeria



A mata ciliar possui este nome em função deste tipo de vegetação, que tem ocorrência na margem de rios e lagos, que formam uma espécie de cílio que garante que não haja assoreamento.

 

De acordo com a sua localização e características locais as formações vegetais que são encontradas em torno dos cursos de água podem ser diferentes e assim receber diferentes nomenclaturas.

 

Quando localizadas no cerrado, por exemplo, a mata ciliar é conhecida como mata de galeria, tendo uma vegetação maior e mais frondosa e formam, em alguns casos, grandes veredas herbáceas, sendo importantes meios de locomoção dos animais que vivem nestes lugares.

 

Nas matas de galeria as espécies vegetais mais encontradas são: Lauracea, Euphorbiacea, Meliacea e Moracea. Além do trânsito dos animais, elas são essenciais para barrar os detritos e impedir o deslizamento dos barrancos em função da ação da água.

 

A mata ciliar é encontrada em diversas localidades do território brasileiro, tendo diferenças e particularidades em cada local. Popularmente são conhecidas como vegetação ribeirinha, por estar junto das águas. Cada agrupamento populacional dá diferentes nomes para esta vegetação no uso popular, principalmente de acordo com a espécie vegetal mais abundante presente.

 

 

Estas áreas são consideradas áreas de preservação permanente pela legislação nacional, através da lei 4771 de 15.09.65. Assim sendo, em função da sua importância para o meio ambiente, devem ser observadas normas para construção e modificação das áreas próximas, de acordo com as designações legais.

 

A presença da mata ciliar está diretamente relacionada à qualidade da água, sendo que ela garante uma melhoria na filtragem dos nutrientes do solo, essencial para garantir a qualidade da água, principalmente em regiões agrícolas.

 

A mata ciliar é considerada um sistema, importante e essencial, para o equilíbrio do fluxo de água e nutrientes entre o leito de água e os terrenos mais altos, garantindo um equilíbrio tanto da flora quanto da fauna e o bom funcionamento do ecossistema.

 

Autoria: Bruna Barlach

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »