tumblr site counter

Mata Atlântica



A mata atlântica é um bioma que está presente em grande parte do território brasileiro e se estende também à Argentina e ao Paraguai. Já foi a segunda maior floresta tropical na América do Sul, no entanto, sua área que se estendia por cerca de 1,3 km² originalmente, hoje conta com somente 52.000 km², devido ao intenso processo de desmatamento que ela sofreu ao longo dos anos.

 

Ela se estendia por todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, com uma enorme variedade de espécies vegetais, das quais se destacava o pau brasil, nossa árvore nacional.

 

Com o desenvolvimento das cidades e a exploração desta e de outras árvores, o nosso litoral, antes verde, é hoje em dia ocupado em sua maior parte por cidades, pastos e plantações, sendo que a Mata Atlântica sobrevive em alguns pontos da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.

 

Cada tipo de bioma tem características diferenciadas, as da Mata Atlântica são: árvores com folhas largas e perenes, que apresentam de 20 a 30 metros de altura, com diferentes tipos de epífitas, tais quais as bromélias e as orquídeas.

 

Há um higrofitismo notável, com uma grande riqueza de espécies animais e vegetais. Sua fauna é considerada endêmica, formada por mamíferos, anfíbios e aves das mais variadas espécies. É acometida por chuvas orográficas, em função do seu relevo e localização.

 

 

Seu clima é sempre úmido e sombreado, pois as copas das árvores se tocam nas alturas, formando uma sombra permanente na floresta, que faz com que ela mantenha seu microclima característico.

 

Sendo assim, possui uma vegetação estratificada (composta de estratos), entre seis e onze diferentes.

 

A flora desta mata é conhecida por diversos animais que sempre ouvimos falar quando se trata de espécies em extinção, como a onça pintada, o mico-leão-dourado, a capivara e o bicho-preguiça.

 

Não é por acaso que muitos destes animais se encontram em extinção, tendo em vista o processo violento de diminuição da área da mata, que hoje em dia tem pouco mais de 5% da sua área original.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »