tumblr site counter

Indústria e Espaço Geográfico – As Etapas da Industrialização



1. Espaços Industriais

 

Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralização industrial, também conhecida como desindustrialização, que vem ocorrendo intra – regionalmente e também entre as regiões.

 

A desconcentração industrial entre as regiões vem determinando o crescimento de cidades-médias dotadas de boa infra-estrutura e com centros formadores de mão-de-obra qualificada, geralmente universidades. Além disso, percebe-se um movimento de indústrias tradicionais, de uso intensivo de mão-de-obra, como a de calçados e vestuários para o Nordeste, atraídas, sobretudo, pela mão-de-obra extremamente barata.

 

 

 

 

 

 

AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E INDUSTRIAIS NAS 05 REGIÕES DO BRASIL

 

Sudeste: automobilística, petroquímica,de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.

 

Sul: produção agrária e dentro da divisão regional do trabalho visa o abastecimento do mercado interno e as exportações.

 

Nordeste: agroindústria açucareira (exportação do açúcar e do álcool).

 

Centro-Oeste: criação de bovinos do País, sendo esta a atividade econômica mais importante da sub-região. Sua produção de carne visa o mercado interno e externo.

 

Norte: agroindústria: produção de laticínios; processamento de carne, ossos e couro; preservação do pescado, por congelação, defumação, salga, enlatamento; extração de suco de frutas; esmagamento de sementes para fabricação de óleos; destilação de essências florestais; prensagem de juta, etc.

 

 

2. Espaço Fordista X Espaço Toyotista

 

Fordista: produção em série, linhas de montagem.

Princípios fordistas: Intensificação, produtividade, economicidade

 

Taylorismo: relações entre os operários, relações humanas dentro da empresa.

 

 

3. Países Desenvolvidos

 

São países que conseguiram um alto índice de industrialização, e que possuem um alto padrão de vida, graças à riqueza e à tecnologia.

 

Seus habitantes possuem uma melhor qualidade de vida; utilizam seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender às necessidades do país; a qualidade dos seus produtos manufaturados é elevada; têm ordem econômica; os serviços são bem distribuídos no país e entre as pessoas e, acima de tudo, a população trabalha de forma totalmente eficaz.

 

 

4. Mundialização

 

 

A “mundialização” é um conjunto de processos culturais, de informação, sociais, econômicos e políticos “globalizados”.

 

O termo tenta explorar a diversidade e a singularidade dos diferentes processos de globalização existentes em todas as áreas de atividade.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 6.0/10 (8 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 4 votos)

Indústria e Espaço Geográfico – As Etapas da Industrialização, 6.0 out of 10 based on 8 ratings



Deixe Seu Comentário »