tumblr site counter

Desenvolvimento Social



De acordo com o IBGE, um país é socialmente desenvolvido quando a sua população tem um ótimo nível de qualidade de vida. Mas o “ótimo” é sempre relativo a um “menos ótimo”, o que significa que só a comparação entre duas ou mais populações é que permite avaliar o nível de desenvolvimento social de um país.

 

Em primeiro lugar deve ser considerado a proporção de pessoas que têm as suas necessidades básicas satisfeitas (alimentação necessária para atender aos requisitos nutricionais mínimos, trabalho, escola, hospital e assistência médica, moradia servida de água tratada, esgotamento sanitário, energia elétrica e coleta de lixo).

 

Em segundo lugar, a comparação destas proporções entre países, ou entre regiões de um mesmo país.

De outro ponto de vista, desenvolvimento social consiste na evolução dos componentes da sociedade (capital humano) e na maneira como estes se relacionam (capital social).

 

Desenvolvimento social só ocorre quando se estabelece políticas que aperfeiçoem a forma como os componentes de um conjunto interagem entre si e com o meio externo. Entende-se como conjunto uma pequena comunidade rural, um centro urbano ou, inclusive, uma nação inteira.

 

Diferente do desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social só ocorre se todos os componentes da sociedade forem beneficiados. Desta forma, uma determinada comunidade pode crescer economicamente sem que isso represente um desenvolvimento social.

O crescimento ou desenvolvimento econômico traz consigo problemas e tensões sociais.

 

Esta proposição expressa a possibilidade da noção popular de que “riqueza não traz felicidade’, mas vai mais além: ela sugere que o aumento da riqueza, que não é homogêneo para toda a população, pode gerar uma série de deslocamentos populacionais, desorganização de sistemas sociais previamente bem estabelecidos, crises institucionais de vários tipos, etc.

 

A mudança social refere-se a uma alteração da ordem social de um grupo social ou sociedade, uma mudança na natureza, as instituições sociais, comportamentos sociais ou relações sociais de uma sociedade .

 

A mudança social é um termo muito básico e deve ser atribuído a outro contexto. Pode referir-se à noção de progresso social ou a evolução sociocultural, a idéia filosófica de que a sociedade avança pela dialética ou evolução. Pode se referir a uma mudança paradigmática na estrutura sócio-econômica, por exemplo, um deslocamento do feudalismo para o capitalismo.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »