Características do Domínio Amazônico

Conceito

 

O domínio amazônico é situado em grande parte na região Norte do Brasil e é uma área composta de planaltos, depressões, planícies e uma vegetação de folhas largas, muito rica em madeira também.

 

Características

 

-Relevo

 

O relevo do domínio amazônico tem como característica principal a predominância de depressões, dando origem a planícies aluviais e planaltos baixos.

Destacam-se o planalto das Guianas, terrenos cristalinos desgastados pela erosão, do período pré-cambriano.

 

-Clima

 

O clima predominante da região é o equatorial, sendo um clima quente e úmido. As temperaturas variam de 24ºC até 27ºC.

 

A diferença de temperatura entre os meses mais quentes e frios é muito baixa, mas os índices pluviométricos são altos, com uma média de 1500 a 2500 mm durante o ano e chegando ate a 4000 mm em alguns períodos. Há chuvas praticamente todo o ano.

 

-Hidrografia

 

Existe uma grande diversidade na hidrografia regional e o que predomina é a bacia amazônica.

 

O rio Amazonas coleta a água das chuvas e possui como afluentes o Negro, Jari, Japurá, Madeira, Tapajós, etc. Isso explica o fato desse rio ter grandes períodos de cheias.

 

Além disso, o rio Amazonas é navegável e pode ser utilizado como potencial hidrelétrico. A pesca também é bastante utilizada.

 

-Solo

 

Os solos do domínio amazônico são pouco férteis, sendo mais utilizados nas áreas de solos de várzea e terra preta, regiões onde é mais fértil.

 

-Vegetação

 

A floresta Amazônica é o grande destaque da vegetação do local, possuindo características: folhas grandes e grandes (latifoliada), grande variedade de espécies (heterogênea), sempre verde porque não perde as folhas no inverno (perene) e com vegetais que se adaptam ao clima úmido.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *