tumblr site counter

Banco de Dados Georreferenciados



Um banco de dados é conjunto de dados logicamente relacionados e com algum significado. O georreferenciamento é uma atividade que consiste em referenciar dados.

 

O banco de dados possibilita as intervenções, pela formação de uma base cientifica preventiva e ou corretiva, durante a interpretação das informações lhe dando um sentido lógico.

 

Alguns modelos de Banco de Dados Georreferenciados

 

Alguns modelos de bancos de dados utilizados para SIG (Sistemas de Informações Geográficas) são: o modelo “relacional” e o modelo “orientado a objetos”.

 

As colunas correspondem aos atributos (ou campos) e as linhas, também chamadas de tuplas, correspondem aos dados ou registros este é um banco de dados modelo “orientado a objetos”. É bastante utilizado para aplicações tradicionais e menos complexas (ex.: Vision GIS).

 

Para que possam ser feitas operações comuns em SIGs neste tipo de modelo, podem tornar-se necessárias extensões da linguagem SQL (utilizada nos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados – SGBD – deste tipo.

 

Este modelo permite organizar os dados de forma a manter sua relação com o seu espaço.

 

O mais utilizado para SIGs e outras aplicações específicas, que exigem uma complexidade maior (ex.: ArcGIS, SPRING), É o modelo “orientado a objetos”. As informações são armazenadas na forma de objetos. Este é o modelo que contém rotinas de dados e estruturas, e é capaz de interagir com outros módulos similares, trocando mensagens.

 

Como surgiu o banco de dados

 

A construção do Banco de Dados – B.D teve sua origem a partir das perguntas do modelo “Trevo” realizadas dentro da FBC. Estes questionamentos permitiram entender o trevo como um recurso didático para entender as relações surgidas dentro da instuição e território de atuação.

 

Também forneceu base para entender melhor as relações entre as pessoas na sociedade.

 

Os dados podem ser utilizados para diversos fins. Um bom banco de dados evita gastos futuros desnecessários.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »