tumblr site counter

Bacias Sedimentares



Bacia sedimentar é uma formação geográfica que possui formato de uma bacia, na qual sedimentos se acumulam provenientes da área que a circunda.

 

Estes sedimentos são soterrados com o tempo e dão origem ao processo chamado de litificação, o qual forma as rochas sedimentares.

 

A importância das bacias sedimentares

 

As bacias sedimentares são depósitos da história geológica da terra. Em seu interior sedimentos são acumulados. Também pode acumular água, petróleo e outros diversos recursos minerais.

 

As bacias sedimentares

 

A classificação das bacias sedimentares é realizada através de critérios que observam as placas tectônicas, por exemplo, a localização da bacia em relação aos limites das placas, a natureza do substrato da crosta, o grau de deformação e a evolução tectônica.

 

– Fossas de afundimento – Limitada por falhas normais. Pode ser conhecida como grabens. Ocorre da divisa entre França e Alemanha, o conhecido “Vale do Reno”.

 

– Bacias frontais – Essas bacias aparecem na convergência de placas tectônicas, a frente da cadeia montanhosa, por isso são chamadas de frontais ou de antearco. Acumulam pouca quantidade de sedimentos e uma grande espessura de água.

 

– Bacias de retroarco – São aquelas que se situam entre o continente e o arco vulcânico. Formações como por exemplo as Pequenas Antilhas são resultado das bacias de retroarco.

 

– Bacias de pull-apart – Depressões em fosse resultantes de um deslizamento antiparalelo de dois blocos ao longo de um eixo de desligamento em linha quebrada.

 

– Bacias intracratónicas – Os sedimentos dessas formações são originados na região que a circunda. Os sedimentos são depositados numa relação profundidade/diâmetro que varia entre 1/100 1/50. Os movimentos de regressão e transgressão marinhas refletem diretamente nessas formações. Exemplos desse tipo de bacia são as bacias do Mar do Norte, de Paris e do Orinoco e a Bacia do Paraná.

 

– Bacias oceânicas – Essas bacias encontram-se no interior das placas tectônicas, porém o interior dessa placa é composto por crosta oceânica. Devido à localização profunda estas bacias tendem a permanecer como bacias oceânicas.

 

– Margens continentais – É um tipo de bacias que possui grande variedade. A transformação e evolução deste tipo de bacia dá-se através do Ciclo de Wilson. A evolução dura até que as margens continentais maduras, passivas e divergentes passarem por uma inversão tectônica.

 

– Bacias intramo – Resultado da colisão de duas placas tectônicas. Um exemplo é a Planície da Paninoca localizada na Europa.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 1.3/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 4 votos)

Bacias Sedimentares, 1.3 out of 10 based on 3 ratings



Deixe Seu Comentário »