:: Geografia

Agricultura Brasileira – História, Tipos de Cultivo e Mecanização

Agricultura Brasileira - MaquinárioA agricultura brasileira refere-se a todo processo de cultivo de alimentos realizado no Brasil. Hoje em dia, referência internacional na produção de diversos gêneros alimentícios, tanto para o consumo interno quanto para a exportação.

HISTÓRIA DA AGRICULTURA BRASILEIRA

A história da agricultura brasileira é traçada a partir do processo de colonização do país. Não é que antes não houvesse nenhum tipo de cultivo agrícola. Os índios nativos destas terras praticavam uma agricultura de subsistência, mas foi a partir do processo de colonização e da destruição do modo de vida original dessas populações locais com o início de uma agricultura de exportação.

Os povos nativos cultivavam principalmente mandioca, tabaco, amendoim e a batata-doce, com a chegada dos portugueses esse quadro produtivo é bem alterado.

O principal marco deste momento histórico é a inserção da produção de cana-de-açúcar pois as terras brasileiras eram propícias ao cultivo desta produção e o produto era extremamente valorizado na Europa.

O chamado ciclo da cana-de-açúcar, a monocultura açucareira era baseada na mão de obra escrava e durou mais de cem anos.

Com o declínio da produção de cana outros produtos agrícolas foram aos poucos sendo inseridos no país, como é o caso do café que também marcaria a nossa história.

Ainda que existisse, em maior ou menos escala, o cultivo de outros produtos, o crescimento dessa diversificação só ocorreu em 1960, principalmente a partir da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Com a EMBRAPA inaugura-se uma nova era na agricultura brasileira.

A DIVERSIFICAÇÃO DA AGRICULTURA NACIONAL

Um dos objetivos da EMBRAPA era a partir de pesquisa designar quais os produtos agrícolas eram mais adequados a cada região do país e quais eram mais importantes tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo.

Foi entre 1960 e 1990 que romperam-se barreiras e a expansão agrícola atingiu novos lugares como o cerrado, principalmente estruturados em latifúndios que desenvolviam a monocultura de algodão, feijão e soja.

Agricultura Brasileira - ProduçãoPROCESSO DE MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA

Com o avanço tecnológico a agricultura não poderia ficar de fora. Na década de 1990, já com o Brasil vivendo novos ares de democracia as máquinas e a pesquisa avançada começaram a invadir o mundo da agricultura.

O que antes eram fazendas onde o cultivo da terra era feito de forma quase que manual viraram agroindústrias que tem todos os seus processos de cultivo mecanizados com o objetivo de conseguir excelência na produção de alimentos, principalmente para a exportação.

AS QUESTÕES CENTRAIS DA AGRICULTURA NO BRASIL

Hoje é a agroindústria que domina o mercado, tendo deixado desempregados inúmeros trabalhadores rurais. Além disso, há a questão do que se produz e pra quem, sendo que os nossos melhores produtos são produzidos para a exportação, enquanto que o mercado interno fica com os restos de produção de qualidade inferior.

É preciso que sejam valorizados outros modelos agrícolas, sustentáveis e mais saudáveis ao meio ambiente e à sociedade.

Autoria: Bruna Barlach

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *