tumblr site counter

A Questão Global da Energia



A energia movimento toda a nossa sociedade, desde nossas casas, carros, escolas, indústrias, áreas de lazer, ruas, tudo depende da energia hoje em dia. Não há como se pensar o mundo sem energia e por isso como obter energia é uma questão central de poder para qualquer país.

 

Enquanto aqui no Brasil temos fontes renováveis e limpas de energia, como é o caso da energia hidroelétrica, obtida através da força da água, essa é uma vantagem de poucos países, pois a energia hidroelétrica requer uma bacia hidrográfica com uma configuração específica de relevo e distribuição que não é comum pelo mundo a fora.

 

Assim sendo, muitos países recorrem a outros tipos de energia, que causam grande impacto ambiental e levantam questões importantes sobre segurança e sobre o cuidado com o meio ambiente.

Muito utilizada em diversos países do mundo, as usinas termoelétricas, onde a energia é obtida através da queima de combustíveis é uma das mais perigosas para o meio ambiente.

 

Outra fonte de energia muito comum em diversos países e muito perigosa é a energia gerada através de usinas nucleares, que são uma bomba ambiental esperando para explodir.

 

A energia nuclear, obtida a partir do funcionamento de reatores nucleares tem altíssimo grau de perigo ambiental, sendo que em todas as vezes que houveram acidentes neste tipo de usinas, como ocorreu no Brasil em Angra e ocorre agora no Japão em função da onda de terremotos as condições de vida das pessoas em um grande raio em torno na localização da usina acaba sendo colocada em risco, podendo causar inúmeras doenças pela contaminação de resíduos radioativos.

 

Ainda mais terrível pois pode haver contaminação dos lençóis freáticos, contaminando grandes áreas de água, o que acaba por contaminar as plantações os animais e causa um fenômeno que se desenrola como uma bola de neve.

 

Fontes renováveis de energia

 

A principal discussão que está na ordem do dia para toda a humanidade é como manter o estilo de vida que possuímos e o desenvolvimento das nações sem causar um colapso ambiental.

A busca pelas fontes renováveis e limpas de energia não começaram hoje, mas ainda caminha mais devagar do que o necessário para conseguir substituir as fontes “sujas” de energia.

 

Além das hidroelétricas, que não são uma opção para todos os países (e que também podem gerar sérios impactos ambientais para as populações das áreas onde são instaladas), tem-se discutido uma série de fontes alternativas.

 

A energia solar já é utilizada em alguma escala em diversas lugares do mundo, utilizando o Sol, esta fonte de energia que está sempre presente em nossas vidas, principalmente para o aquecimento de água, mas também para obtenção de energia para o funcionamento de residências principalmente. Normalmente é utilizada em pequena escala.

 

Já existem pesquisas para a utilização da energia solar em grande escala e estes investimentos aumentam a cada ano.

 

Outra fonte de energia limpa disponível é a energia eólica, energia dos ventos. Para utilização desta energia o local tem que contar com condições adequadas, possuir uma quantidade mínima de vento que acionará as usinas geradoras de energia.

 

Ainda que exista investimento em pesquisa para obtenção de energia eólica em larga escala, por possuir suas limitações ela ainda tem pouca expressão no total de energia gerado mundialmente, sendo que em alguns países a pesquisa e uso desta energia encontra-se mais avançado.

 

Todos buscam formas de livrar-mo-nos de uma realidade na qual o mundo é movido à petróleo, que polui, que tem uma grande flutuação de preços e que é uma fonte que acabará e a energia nuclear que tem potencial para destruir populações e substituir por energias limpas e sem grandes impactos ambientais.

 

Vitorioso será aquele que conseguir obter a energia mais limpa a um custo aceitável pois, de nada adianta avançarem as pesquisas em energias alternativas se elas forem financeiramente inviáveis, assim não há quem queira fazer este investimento.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »