tumblr site counter

Thomas Hobbes



Thomas Hobbes nasceu em Westport, em 1588. Era filho de um vigário anglicano que, forçado a deixar o condado por causa de uma briga, abandonou os três filhos aos cuidados de seu irmão.

 

A filosofia de Hobbes é marcada por uma profunda influência de Bacon e Galileu. Abandonando as grandes pretensões metafísicas, buscou investigar as causas e propriedades das coisas. Para ele, filosofia é a ciência dos corpos, que se divide em corpos naturais (filosofia da natureza) e corpo artificial ou Estado (filosofia política).

 

Tudo o que não é corpóreo é excluído da filosofia.

 

Toda a realidade poderia ser explicada a partir de dois elementos: do corpo, entendido como aquilo que não depende do nosso pensamento, e do movimento, que poderia ser determinado matemática e geometricamente. Assim, as qualidades seriam “fantasmas do sensível”, ou seja, efeitos dos corpos e de seus movimentos.

 

As principais características do empirismo hobbesiano são, portanto, o materialismo e o mecanicismo.

 

No pensamento de Hobbes não há lugar para a liberdade, porque os movimentos se derivam necessariamente dos nexos causais que lhe dão origem.

 

Da mesma forma não há espaço para o bem e o mal, e portanto, para os valores morais. O que é chamado de bem é somente aquilo para o qual tendemos, enquanto o mal é apenas aquilo do que fugimos.

 

Sua obra mais conhecida é Leviatã, publicada em 1651. O seu título se deve ao monstro bíblico Leviatã. Dividida em quatro partes, a primeira trata “Do homem”; a segunda “Da República”, a terceira “Da Religião Cristã”, e a quarta “Do Reino das Trevas”. O livro, cujo título por extenso é Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, trata da estrutura da sociedade organizada.

 

Parte do princípio de que os homens são egoístas e que o mundo não satisfaz todas as suas necessidades, defendo por isso que no Estado Natural, sem a existência da sociedade civil, há necessariamente competição entre os homens pela riqueza, segurança e glória.

 

Durante os últimos anos de sua vida, fez uma tradução em verso da Ilíada e da Odisséia e escreveu uma autobiografia em versos latinos.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.3/10 (6 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 3 votos)

Thomas Hobbes, 8.3 out of 10 based on 6 ratings



Um Comentário »

  1. Antônio Tadeu Silveira 9 de agosto de 2012 at 15:49 - Reply

    Excelente pensador.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »