tumblr site counter

Francis Bacon



Conhecido também como Bacon de Verulâmio foi político, filósofo e ensaísta inglês. É considerado como o fundador da ciência moderna.

 

Nascido em Londres, pertencia a uma família de nobres. Desde menino, foi educado para ingressar na carreira política e projetar-se nos cargos públicos. Depois de concluir seus estudos em Cambridge, iniciou em 1577, sua carreira política, através da qual conquistaria importantes postos do reino britânico.

 

Apesar de ter mantido discutível conduta moral, Bacon realizou uma obra científica de inegável valor. É considerado um dos fundadores do método indutivo de investigação científica. Criou também o lema “saber é poder”, que revela sua firme disposição de ânimo de fazer dos conhecimentos científicos um instrumento prático de controle da realidade.

 

Preocupado com a utilização dos conhecimentos científicos na vida prática, Bacon manifestava grande entusiasmo pelas conquistas técnicas que se difundiam em seu tempo: a bússola, a pólvora e a imprensa. Também revelava sua aversão ao pensamento abstrato, característico da escola medieval.

 

Propôs a classificação das ciências em três grupos:

 

1º) a poesia ou ciência da imaginação

 

2º) a história ou ciência da memória

 

3º) a filosofia ou ciência da razão

 

Segundo ele, a ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, tendo em vista proporcionar resultados objetivos para o homem. Mas, para isso, era necessário que o cientista libertasse das falsas noções, preconceitos e maus hábitos mentais, chamado por ele de “ídolos”.

 

Para combater os erros provocados pelos ídolos, ele propôs o método indutivo de investigação, baseado na observação rigorosa dos fenômenos naturais e do cumprimento das etapas:

 

– observação da natureza para a coleta de informações

 

– organização racional dos dados recolhidos empiricamente

 

– formulação de explicações gerais (hipóteses)

 

– comprovação das hipóteses, através de experimentações repetidas

 

Bacon dizia que “aquele que começa uma investigação repleto de certezas acabará terminando cheio de dúvidas. Mas aquele que começa com dúvidas poderá terminar com algumas certezas”.

 

Assim, sua grande contribuição para a história da ciência moderna foi apresentar o conhecimento científico como resultado de um método de investigação capaz de conciliar a observação dos fenômenos, a elaboração racional das hipóteses e a experimentação controlada para comprovar as conclusões obtidas.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.5/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Francis Bacon, 8.5 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »