tumblr site counter

Existencialismo



O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, tem na existência humana o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões. Por isso, podemos designá-las mais propriamente filosofias da existência, no plural. Teve origem em meados do século XIX com o pensador dinamarquês Kierkegaard e alcançou seu apogeu após a Segunda Grande Guerra, nos anos cinqüenta e sessenta, com Heidegger e Jean-Paul Sartre.

 

O existencialismo foi inspirado nas obras de Arthur Schopenhauer, Soren Kierkegaard, Fiódor Dostoievski, Friedrich Nietzsche, Edmund Husserl e Martin Heidegger, tendo sido difundido principalmente por meio das obras de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.

 

Se refletirmos sobre o que é existir, veremos que existir implica a relação do homem consigo mesmo, com outros seres humanos, com as coisas e com a natureza. São relações múltiplas, concretas e dinâmicas. E também relações determinadas e indeterminadas, isto é, possíveis de acontecer ou não.

 

Nas diversas definições elaboradas pelos filósofos existencialistas sobre esses temas, encontramos algumas concepções básicas, cujo traço comum é a visão dramática do destino do homem. Ilustrativa dessa visão é a frase do filósofo e escritor Albert Camus: “a única questão filosófica séria é o suicídio”.

 

 

Alguns traços que caracterizam o existencialismo são:

 

– o ser humano é representado como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada, que foi “lançada” ao mundo e vive sob riscos e ameaças

 

– a liberdade humana não é plena, mas condicionada às circunstâncias históricas da existência. Nesse sentido, o querer não se identifica ao poder. O homem age no mundo superando ou não os obstáculos que se lhe apresentam

 

– a vida humana não é um caminho linear em direção ao progresso, ao êxito e ao crescimento. Ao contrário, é marcada por situações de sofrimento, como a doença, a dor, as injustiças, a luta pela sobrevivência, a velhice e a morte. Assim, não podemos ignorar o sofrimento humano, a angústia interior, a exploração social. É preciso considerar esses aspectos adversos e encará-los de frente.

 

 

Importantes Filósofos para o Existencialismo

 

* Martin Heidegger

 

* Jean-Paul Sartre

 

* Soren Kierkegaard

 

* Edmund Husserl

 

* Friedrich Nietzsche

 

* Arthur Schopenhauer

 

* Martin Bube

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Existencialismo, 10.0 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »