tumblr site counter

Empirismo



As grandes transformações ocorridas a partir do Renascimento e o desenvolvimento da ciência moderna levaram o homem a questionar, entre outras coisas, os critérios e métodos para a aquisição de um conhecimento verdadeiro.

 

Com essa preocupação, as estruturas do pensamento passaram a ser dissecadas e investigadas pelos principais filósofos dos séculos XVII e XVIII, que formularam diversas epistemologias ou teorias do conhecimento. As duas principais vertentes foram a racionalista e a empirista.

 

O racionalismo moderno teve, em René Descartes, seu primeiro e principal expoente. O ponto de partida da filosofia cartesiana é o sujeito pensante, e não o mundo exterior. O sujeito pensante, segundo Descartes, possuiria idéias inatas, isto é, idéias que teriam nascido com o indivíduo, que dispensariam um objeto exterior para fazê-las existir.

 

O empirismo, por sua vez, nega a existência de idéias inatas e enfatiza o objeto pensado. Defende que o processo de conhecimento humano provém de duas fontes básicas: a nossa percepção do mundo externo (atenção) e o exame interno da nossa atividade mental (reflexão).

 

O palco inicial do empirismo foi a Inglaterra. Nesse país a burguesia, a partir do século XVII, conquistou não apenas poder econômico, mas também poder político e ideológico, impondo o fim do absolutismo monárquico. Essa ascensão da burguesia relaciona-se, no plano epistemológico, ao empirismo (valorização da experiência concreta, da investigação natural) e, no plano sociopolítico, ao nascimento do liberalismo (valorização da liberdade pessoal do cidadão e exigência de limites constitucionais ao poder monárquico).

 

 

Os principais representantes do chamado empirismo inglês são:

 

 

*Francis Bacon

 

*Thomas Hobbes

 

* John Locke

 

* David Hume

 

 

Tempos depois, o filósofo alemão Immanuel Kant será também influenciado por esse debate entre idealistas e empiristas. Em sua crítica da razão, negará, porém, tanto o conhecimento armazenado das idéias inatas como a exclusividade da experiência.

 

 

 

Características do Empirismo

 

 

* Conhecimento cientifico: a experiência é a base do conhecimento científico

 

* Origem das idéias: a origem das idéias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos.

 

* Relação de causa-efeito

 

* Autonomia do sujeito

 

* Matemática como linguagem

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

Empirismo, 10.0 out of 10 based on 2 ratings



Um Comentário »

  1. larissasouzah 18 de setembro de 2013 at 20:17 - Reply

    Esse site é excelente. Ajudou eu e minha amiga em um trabalho de escola.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 voto)

Deixe Seu Comentário »