tumblr site counter

Biografia de Karl Marx



Karl Heinrich Marx nasceu na data de 05 de maio de 1818. É, provavelmente um dos pensadores que exerceu maior influência sobre a filosofia contemporânea. Sua importância foi destacada por Sartre, que afirmou que o marxismo é a “filosofia de nosso tempo: é insuperável porque as circunstancias que o engendraram não foram ainda superadas”. Seu pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura, Geografia e outras.

 

De família judia, rica e culta, nos tempos da universidade Marx revelou entusiasmo pelo estudo do direito, da filosofia e da história. Formado em filosofia no círculo do idealismo alemão, possuía vasta cultura e se destacou desde muito jovem pela profundidade de suas reflexões. A princípio, Marx tentou seguir a carreira universitária como professor, mas não conseguiu devido a questões políticas, que redundaram em perseguições contra os pensadores da chamada esquerda hegeliana.

 

Algumas das principais leituras e estudos feitos por Marx são:

 

* A doutrina de Hegel;

 

* O materialismo de Feuerbach;

 

* O socialismo utópico francês (representado por Saint-Simon, Louis Blanc e Proudhon);

 

* E a economia política clássica britânica (representada por Adam Smith e David Ricardo).

 

Marx passou a trabalhar, então, em diversos jornais e se afastou num prazo de poucos anos da filosofia idealista. Em uma série de textos, realizou uma crítica à filosofia idealista de Hegel, como dos chamados jovens hegelianos, e elaborou as bases teóricas de seu próprio pensamento. O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem.

 

Tomou conhecimento dos escritos socialista de sua época e se envolveu com a causa socialista, desenvolvendo uma atividade teórica de análise da realidade social, que culminou na elaboração da fundamentação do socialismo científico, e uma atividade prática de participação da organização dos movimentos de trabalhadores. Em virtude dessas atividades, viveu, juntamente com sua família, longos períodos de exílio e grandes dificuldades financeiras.

 

Faleceu em 1883, em conseqüência de problemas de saúde desenvolvidos após a morte de sua esposa.

 

Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas idéias sociais, econômicas e políticas transformaram as nações e criou blocos hegemônicos. Muitas de suas previsões ruíram com o tempo, mas o pensamento de Marx exerceu enorme influência sobre a história.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


2 Comentários »

  1. Marli 24 de março de 2013 at 11:44 - Reply

    Obrigado por ajudar no meu trabalho.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. Dherik 16 de abril de 2013 at 22:02 - Reply

    Gostei muito, isso foi de grande ajuda, principalmente por ser um assunto tão estudado na escola.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »