tumblr site counter

Samaritanos



Os samaritanos são um grupo étnico e religioso, considerado como um pequeno grupo aparentado aos judeus, os samaritanos habitam as cidades de Holon em Israel e Nablus na Cisjordânia.

 

Os samaritanos se autodenominam como observantes da lei e se identificam usando o termo israelitas-samaritanos. A origem da palavra indica que os samaritanos provêm da região de Samaria.

 

A Samaria é uma cidade que durante o reino dividido de Israel foi a capital do reino do norte.

 

Historicamente, a antiga Samaria foi aniquilada várias vezes, sob o Império Romano, O governante conhecido como Herodes, o Grande, decorou-a com luxuosas obras, conferindo-lhe então o título de Augusta, em homenagem a Augusto, imperador romano.

 

Os samaritanos não se consideram judeus. Os judeus ortodoxos consideram os samaritanos como povo estrangeiro que adotaram uma versão adulterada da religião hebraica, embora os judeus ortodoxos não considerem os samaritanos como judeus, o Estado de Israel, os consideram.

 

Samaritanos e judeus se contrapunham em grande parte por alimentarem diferentes pontos de vista religiosos, mas suas crenças têm a mesma procedência original.

 

Na época de Jesus, os samaritanos se isolaram a fim de se distanciarem de Jerusalém onde não eram bem vistos, formaram uma comunidade onde criaram regras e preceitos próprios, edificaram um templo só para eles, e instauraram sua própria versão das Escrituras.

 

Das Escrituras Sagradas eles só aceitaram o Pentateuco que é o livro sagrado de Moisés e o observaram até hoje.

 

Os samaritanos são um povo remanescente e hoje só existe cerca de 700 samaritanos, o idioma utilizado pelos samaritanos é o hebraico moderno ou o árabe palestino, porém, nos seus rituais utilizam o hebraico samaritano.

 

A comunidade dos samaritanos tende a entrar em extinção, pois eles só contraem matrimonio entre si, além de serem muito rígidos, dificilmente aceitam a conversão para samaritanos de outros grupos religiosos.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »