tumblr site counter

Profetas



Profeta é aquele capaz de prever acontecimentos futuros, ou uma pessoa que por iluminação ou inspiração divina ou convencido de estar possuído de uma entidade espiritual, transmite uma mensagem para seguidores da religião ou seita.

 

Não é considerado profeta aquele que só prevê o futuro sem a intervenção espiritual, considerado apenas adivinho.

 

A palavra originária do grego significa aquele que proclama.

Os profetas mais conhecidos são os bíblicos, prevendo os acontecimentos da sua época e futuros, na maioria das vezes advertindo sobre as consequências da desobediência às Leis de Deus.

 

O profeta é um símbolo religioso, e cada religião tem o seu representante profético, desdeépoca remota, os profetas tem sido símbolo de orientação espiritual e politica, na civilização egípcia. Entre os primeiros exemplos de profetas encontram-se Neferrhu e Ipuwer no Egito antigo, provavelmente entre 2180 e 2040 A.C, a importância desses profetas advém do fato da civilização egípcia A.C, ser uma civilização teocrática em que Deus ou deuses era o centro de toda decisão, não podendo desobedecer a ordens divinas, os profetas gregos e egípcios eram cultuais, ligados aos oráculos.

 

Os profetas Hebreus não foram profetas cultuais e sua função predominante era proclamar, como responsáveis de orientar o povo quanto ao destino, tinham o respeito e autoridade na corte.

 

No mundo ocidental, os profetas mais conhecidos são os bíblicos,Na primeira fase, monárquica, dos hebreus, contam-se Samuel, Elias, Eliseu e Natã; no século VII A.C., Amós, Oséias, Isaías e Miquéias; no século VII, Sofonias, Naum, Habacuque; no século VI Jeremias, Ezequiel e o segundo Isaías; nos séculos V e IV A.C., Ageu, Abdias, Zacarias, Malaquias, Joel, Jonas e Daniel, com o discurso continuo de exultação para que o povo cresse e se arrependesse diante de Deus.

 

Outro Profeta conhecido e respeitado pela Religião Islâmica é o profeta Maomé, seus ensinamentos estão no livro sagrado Corão, Maomé recebia revelações e exultava os fieis sobre a importância do monoteísmo, ou seja, a importância a seguir apenas um Deus, á semelhança dos profetas hebreus que também exultavam a existência e culto a um só Deus.

 

Para os cristãos o sentido de profetismo, está ligado àvinda do Messias, proclamada pelo profeta João considerado o ultimo profeta antes de Cristo para a religião cristã, os seus feitos estão no Novo Testamento, e sua mensagem é de salvação e arrependimento dos pecados.

 

O profeta é considerado o representante da divindade religiosa na Terra, e com uma missão especial, sempre transmitindo uma mensagem que visa aumentar a fé, obediência ás Leis Sagradas e consequências sofridas pelos erros cometidos.

 

Autora: Andrea Alexandre dos Santos

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »