tumblr site counter

Desenvolvimento Político



Numa visão geral, o desenvolvimento político compreende o processo e a conclusão da solução de crises num processo político e sua estruturação.

 

Muitos estudiosos estão avaliando o nível de desenvolvimento político das nações, principalmente dos países jovens, regiões que atingiram a independência política depois do período entre guerras do século XX.

 

 

No tocante à idéia de desenvolvimento político propriamente dito, saliente-se a criação do Commitee in Comparative Politics (1954), a partir do qual se iniciam os trabalhos de Roy Macridis, Gabriel Almond, James Coleman e Edward Shils.

 

Assentam todos no princípio da universalidade das estruturas políticas e o reconhecimento da multifuncionalidade das estruturas políticas, distinguem sistemas políticos simples e sistemas políticos complexos e analisam o processo de especialização e de diferenciação das estruturas.

 

Fazem, sobretudo o estudo das sociedades em vias de desenvolvimento e assentam nas idéias de construção do Estado e de construção da nação. Referem também os estágios de construção da nação: identidade, legitimidade, penetração, participação e distribuição.

 

Consideram o político como um processo de diferenciação social, onde há especialização e dissociação de particulares estruturas de autoridade, relativamente à s estruturas sociais; processos de complexificação política (diferenciação progressiva das estruturas sociais, autonomização, universalização, institucionalização). Fazem também um confronto entre o desenvolvimento e a cultura política, acentuando os fatores intelectuais que favorecem a modernização política.

 

Desenvolvimento, em termos etimológicos, significa descobrir o que até então estava envolvido, fazer crescer e dar mais força.

 

É a partir daqui que se estabelece o princípio da universalidade política, considerando-se que podemos encontrar todas as funções políticas em todos os sistemas políticos, porque mesmo os sistemas políticos mais simples têm uma estrutura política, dado que não existe nenhuma sociedade que, para manter a ordem interna e externa, não tenha uma estrutura política. Se nos sistemas mais simples, uma só, ou poucas estruturas, cumprem todas as funções políticas, já em sistemas desenvolvidos há uma forte diferenciação.

 

Isto é, há um grande número de estruturas, cada uma delas especializada numa determinada função política.

 

Com efeito, esta perspectiva desenvolvimentista salienta que, em todos os sistemas, as mesmas funções se encontram necessariamente preenchidas e que, apesar de uma determinada estrutura tender para a especialização numa determinada função, isso não significa que a mesma não possa exercer secundariamente uma outra.

 

Todo o sistema político teria, de responder a quatro desafios: o de construir um Estado (a estrutura legal); o de formar uma nação (o que permitiria uma adesão afetiva); o de permitir a participação (atender às pressões da população para uma participação na elaboração das decisões); e o de utilizar o monopólio legal da força para a distribuição dos valores escassos.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Desenvolvimento Político, 7.0 out of 10 based on 3 ratings



Deixe Seu Comentário »