tumblr site counter

As Profissões em Direito



Para exercer uma profissão em direto é necessário realizar uma graduação de cinco anos, o curso abrange conteúdo teórico sobre as legislações, além de práticas simuladas de julgamento e depois deve-se escolher uma área do direito e se especializar, as áreas são diversas como direito de trabalho, penal, ambiental, direito do consumidor, etc.

 

As profissões em direito estão divididas em Advocacia e Área Jurídica, a advocacia busca defender indivíduos, empresas ou órgãos, já a Área Jurídica visa atuar em órgão público, conduzindo investigações que são demandadas pelos órgãos públicos, União ou Estados.

 

A carreira Jurídica se divide em Magistratura, Advocacia Pública, Delegacia de polícia e Ministério Público. Para exercer a profissão de Advogado ou Carreira Jurídica, é necessário o certificado de aprovação na OAB (ordem dos Advogados do Brasil).

 

Uma área bem ampla do direito é o Direito Civil, o estudante pode decidir por direito de família, como divórcios, heranças, pensões, etc.; questões referentes á propriedade e posse de bens. Além de poder se especializar em áreas como: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, das coisas, obrigações e sucessões.

 

Uma área promissora do Direito é o Direito Internacional, o profissional deve ser capaz de acompanhar transações internacionais á luz do direito; devido à globalização da economia, esse ramo do Direito está se tornando cada vez mais importante.

 

O direito Internacional ganhou projeção devido ás praticas constantes do MERCOSUL, que demandam apoio jurídico para transações comerciais e questões sociais e até criminais. Para exercer o Direito Internacional são necessários profundos conhecimentos do Direito e cultura Internacional.

 

Outra área promissora é o Direito do consumidor, devido ás inovações do Direito Comercial e do Consumidor e ás demandas crescentes de reclamações, consequência dos consumidores e sociedades civis estarem cada vez mais organizadas, ampliando a área para profissionais do direito.

 

Mercado de trabalho- A tendência para o mercado é o fim de escritórios pequenos, que estão sendo abocanhados pelas grandes firmas e que procuram os melhores profissionais, a exemplo do que já acontece nos Estados unidos, o país tem tradição em grandes empresas de Direito com uma imensa carteira de clientes.

 

Para ser um bom profissional de Direito é necessário gosto pela leitura, boa oratória, capacidade de falar em público, boa argumentação e inteligência emocional que permite conhecer bem o ser humano, conhecer também as várias realidades sociais e buscar a prática alinhada ao conhecimento teórico através de estágios e atividades extracurriculares.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


2 Comentários »

  1. Tassila 4 de março de 2013 at 20:45 - Reply

    O texto está ótimo, as palavras foram colocadas de uma maneira bem simples e ao mesmo tempo de fácil entendimento.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. Tauanne Zarife 27 de abril de 2013 at 18:36 - Reply

    Direito Internacional foi feito pra mim!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votos)

Deixe Seu Comentário »