:: Conhecimentos Gerais

UFC Sudden Impact. Dicas de Como Jogar [PS2]

UFC-SI é uma enciclopédia das artes marciais e é quase um simulador. Por exemplo, como no mundo real, você perde energia também quando está batendo e também quando está defendendo os golpes com a guarda alta. Mas, ao contrário do mundo real, um único chute bem dado na cara não causa knock out.

É um daqueles jogos que se gasta muito tempo para aprender a jogar. São 15 estilos de artes marciais e cada um com 30 a 40 golpes/movimentos. Ter um dicionário de inglês à mão não é o bastante. É preciso conhecer o palavreado usado no meio das artes marciais como: jab, upper, triângulo, âmbar, K.O., stricker, etc.

Também é um jogo difícil de jogar. São golpes demais para memorizar e cada golpe tem sua função e momento ideal de ser aplicado conforme o tipo de oponente e a sua situação dentro da luta. Por exemplo, se você é mestre no jiu-jitsu, então vai querer levar a luta para o chão. Mas se enfrentar um mestre no Wrestling ou Sumô, será desgastante e perigoso tentar derrubá-los, pois eles podem te finalizar na queda. Faça com que eles o derrubem com quadrado-círculo + quadrado-x + quadrado-x (self take down). Além disso, depois de treinar muito (3 anos de academia no Story Mode) e conquistar acesso aos torneios profissionais do UFC, você descobrirá que outros lutadores do mesmo estilo seu aplicam golpes que você não dispõe. Ou seja, seu jogador não aprende todas as técnicas que existem. Assim, você pode ser pego de surpresa por golpes desconhecidos e cada luta é uma história diferente. O jogo não fica repetitivo. Não há luta fácil.

Por tudo isso, se tornar competitivo e vencer no UFC-SI não é nada fácil e quando você finalmente conquistar um cinturão, certamente correrá pela casa gritando e dando pulos de alegria.

Para aprender a jogar no UFC-SI:

 

O Modo Treinamento não é o melhor para se aprender a jogar, mas deve-se usá-lo para ler os comandos no menu Movimentos e testá-los escolhendo a posição noutro menu (você de pé, você na guarda do oponente, o oponente na sua guarda, montado, etc.). Mas no Modo Treinamento/Movimentos, não estão descritos os movimentos de defesa. Além disso, o oponente fica parado e não tem como treinar movimentos de defesa. O melhor modo para aprender a jogar e no Modo História. Nesse Modo, há o menu Movimentos e há o menu Sparring em que o oponente te ataca. Todos os movimentos se baseiam apenas nos botões X, Quadrado, Triângulo e Círculo e nos botões direcionais.

 

Ao jogar o Modo Story, você pode aprender 3 estilos, num dojo diferente a cada ano. Com isso, seu jogador será mais versátil e poderoso. Nesse caso, saiba que um mesmo comando pode representar golpes diferentes em cada estilo e assim ficará valendo o último estilo. Isso pode ser um desastre porque aquele combo (golpe múltiplo) que você custou tanto a conseguir no 1º estilo pode ser trocado por um golpe simples que tenha o mesmo comando no 2º estilo. Fique atento e não realize os Challenges que tenham mesmo comando, a não ser que seja para colocar um novo combo no lugar de um antigo golpe simples.

Para vencer no UFC-SI:

 

A lógica do jogo é a mesma das lutas reais do vale tudo: além de grande técnica e força, é preciso manter a calma, dosar os movimentos, manter a guarda lata, estudar o oponente no 1º round, não repetir sempre o mesmo golpe, aplicar os golpes certos para ir minando o oponente até o momento de finalizar. Atacar sem parar, como um louco, resulta em finalizações humilhantes para você. Por outro lado, não deixe golpe sem resposta. Mantenha o desgaste do oponente maior ou igual ao seu (barra azul).

 

Não se consegue defender contra submissão estando muito mais desgastado do que o oponente. Também raramente se consegue finalizar (submissão) no início de uma luta quando o oponente ainda está inteiro. Ainda assim é possível vencer por submissão uma luta que você está prestes a perder. Uma estratégia que eu tenho usado com sucesso é fugir até acabar o round. No round seguinte, você voltará um pouco recuperado. Então, de longe, pressione e mantenha triângulo-círculo (simultaneamente) para mergulhar sobre o inimigo e derrubá-lo. Rapidamente aplique um ou dois socos na cara para desviar a atenção dele de proteger as pernas, então aplique X-Círculo para dar uma chave de perna.

 

É impossível se tornar um campeão sem utilizar técnicas de defesa. Mas as informações sobre defesa são raras no UFC-SI. No menu Moves não há. Mas parece que a defesa se resume em 3 comandos apenas:

 

1. Pressione Quadrado-Triângulo para se defender de golpes em que o inimigo ataca a parte de cima de seu corpo. Principalmente golpes de submissão (grappling).

 

2. Pressione X-Círculo para se defender de golpes em que o inimigo ataca a parte de baixo de seu corpo. Principalmente golpes de submissão.

 

3. Para se defender de socos e chutes golpes (striking), mantenha a guarda alta usando os movimentos direcionais para se afastar do oponente, que podem ser direções diferentes conforme a posição dos lutadores no octagon.

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *