tumblr site counter

Apostila Concurso Banco Central / BACEN – Cargo Técnico



 Caso haja interesse na apostila, ela deverá ser solicitada através do nosso “Fale Conosco”, com o assunto “Apostila Banco Central”.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e Interpretação de Textos. 2. Estrutura e Organização do Texto 3. Ortografia. 4. Semântica. 5. Morfologia. 6. Sintaxe. 7. Pontuação.

DIREITO

Constitucional: 1. Noções e princípios fundamentais da Constituição da República. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos e direitos sociais. Organização do Estado: União. Estados Federados. Municípios. Distrito Federal e Territórios. Administração pública. Organização dos poderes: Poder Legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário. 2. Hierarquia das leis. Administrativo: 1. Noções de ato administrativo: conceito, classificação, requisitos, revogação, vícios, invalidade, anulação. 2. Administração direta e indireta. 2.1. Poderes da administração: poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia. 2.2. Responsabilidade civil do Estado: fundamentos. 2.3. Atos legislativos. 2.4. Atos judiciais. 2.5. Reparação do dano. 2.6. Ação regressiva. 2.7. Controle jurisdicional de legalidade dos atos administrativos. 2.8. Bens públicos. 2.9. Imprescritibilidade e impenhorabilidade. 2.10. Servidores públicos: Regime Jurídico Único (Lei no 8.112/90 e alterações posteriores). 2.11. Licitações e contratos administrativos e legislação pertinente.

NOÇÕES DE ECONOMIA

Macroeconomia: 1. Contas nacionais; agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário; balanço de pagamentos. 2. Principais modelos macroeconômicos: modelo clássico, modelokeynesiano, Política anticíclica de curto prazo. 3. A economia no longo prazo: produto potencial e produto efetivo. Crescimento econômico. Poupança, investimento e o papel do sistema financeiro. 4. Objetivos e instrumentos de política monetária, regime de metas para a inflação. 5. Política fiscal e seus instrumentos. 6. Modelos de determinação da renda em economias fechada e aberta. 7. Regimes cambiais e taxa de câmbio de equilíbrio. Termos de troca. 8. Curva de Phillips, expectativas racionais e inflação. Microeconomia: 1. Teoria do consumidor. 2. Teoria da firma. 3. Estrutura de mercado e formação de preço. Análise de concentração. 4. Teoria dos jogos. Tópicos de Economia Brasileira: 1. II PND.2. A crise da dívida externa na década de 1980. 3. Planos heterodoxos de estabilização. 4. O Plano Real e a economia brasileira pós estabilização. 5. Transformações do sistema financeiro brasileiro. Sistema Financeiro Nacional: 1. Estrutura. 2. Órgãos reguladores. 3. Espécies de instituições. 4. Atribuições do Conselho Monetário Nacional. 5. Regulamentação Prudencial. 6. Normas internacionais: Comitê da Basiléia.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO

 Esta prova visa a avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »