tumblr site counter

Visão – Saiba Tudo Sobre o Olho Humano



Estrutura e função do olho humano

 

Esclerótica e córnea

 

Os olhos são duas bolsas membranosas cheias de líquido, embutidas em cavidades ósseas do crânio, as órbitas oculares. A movimentação dos olhos é controlada por três pares de músculos, que se prendem a esclerótica, membrana de cor branca constituída por tecido conjuntivo resistente.

 

Na parte anterior do globo ocular a esclerótica forma uma camada transparente chamada córnea, que permite a passagem de luz. Imediatamente abaixo da córnea há um espaço preenchido por um líquido transparente, denominado humor aquoso. O termo “humor” é usado na Biologia para designar qualquer líquido corporal.

 

Coróide e íris

 

Sob a esclerótica há uma película pigmentada chamada coróide, na qual se localizam os vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células do olho. Na parte anterior do olho, sob a córnea, a coróide forma a íris, o disco colorido do olho. No centro da íris há um orifício de tamanho regulável, a pupila, por onde a luz penetra no globo ocular.

 

A íris pode ser comparada ao diafragma regulável de uma máquina fotográfica, capaz de ajustar o tamanho da pupila e regular a quantidade de luz que penetra no olho.

 

Cristalino e músculos ciliares

 

Atrás da íris localiza-se o cristalino, a lente do olho. É o cristalino que dá nitidez e foco à imagem luminosa, projetando-a na área sensível do fundo do olho. O cristalino está ligado aos músculos ciliares, cuja contração modifica-se ligeiramente a forma do cristalino, de modo a focalizar a imagem de maneira correta, no fundo do olho.

 

 

Retina

 

Camada que reveste o interior da câmara ocular, a retina contém dois tipos de células fotossensíveis: os bastonetes e os cones.

 

 

Fóvea

 

Os bastonetes localizam-se em maior número nas regiões laterais do olho. Já no centro do campo visual, chamado fóvea, há somente cones.

 

 

Ponto cego

 

Os cones e os bastonetes estão conectados a fibras nervosas que se juntam todas em um mesmo ponto do globo ocular, o disco óptico, onde tem origem o nervo óptico. Essa região, por não apresentar fotorreceptores, é um ponto cego; imagens focalizadas sobre ele não são vistas.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.1/10 (9 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 7 votos)

Visão – Saiba Tudo Sobre o Olho Humano, 7.1 out of 10 based on 9 ratings



2 Comentários »

  1. Rosângela 10 de novembro de 2012 at 13:08 - Reply

    Adorei o site. Parabéns.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 4.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 3 votos)
  2. Suelen Vieira 10 de setembro de 2013 at 18:59 - Reply

    Sou estudante do curso Técnico de Segurança do Trabalho e tenho um trabalho de Ergonomia para fazer sobre as profissões que dependem da visão, este artigo muito me ajudou. Muito obrigada.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 4.5/5 (2 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 3 votos)

Deixe Seu Comentário »