tumblr site counter

Tipos de Reprodução



Reprodução é a capacidade que um organismo tem de gerar indivíduos semelhantes a si mesmo. É ela que garante aos seres vivos a sobrevivência de sua espécie: novos indivíduos substituem os que inevitavelmente morrem.

 

Reprodução assexuada e sexuada

 

No mundo vivo existem duas formas básicas de reprodução: assexuada e sexuada. Na assexuada, um único genitor dá origem a descendentes geneticamente idênticos a ele. Na sexuada, dois genitores contribuem para gerar descendentes geneticamente diferentes.

 

Processos assexuados de reprodução

 

Divisão binária: consiste na divisão da célula, originando dois novos indivíduos.

 

Esporulação: alguns seres multicelulares, como algas e fungos, reproduzem-se assexuadamente por meio de esporos. Um esporo é uma célula que se liberta do corpo do organismo e, ao encontrar um ambiente favorável, multiplica-se, originando um novo indivíduo geneticamente idêntico ao que o produziu.

 

Brotamento: muitas algas, fungos, animais invertebrados e plantas formam brotos na superfície do corpo, que se desprendem e passam a ter vida independente, constituindo novos indivíduos geneticamente idênticos ao genitor.

 

Fragmentação: alguns animais invertebrados, e algumas plantas podem reproduzir-se por fragmentação. Nesse processo, fragmentos destacam-se do corpo do indivíduo e regeneram novos seres, geneticamente idênticos ao genitor.

 

Gemulação: esponjas de água doce podem produzir determinadas estruturas denominadas gêmulas. Estas são formadas por grupos de células que se isolam e se desprendem do corpo de um organismo; ao encontrar um ambiente favorável, desenvolvem-se, transformando-se em novos indivíduos. As gêmulas e os esporos são resistentes às condições desfavoráveis do meio, e só germinam quando tais condições são satisfatórias.

 

Partenogênese: desenvolvimento do óvulo sem fecundação. Esse tipo de reprodução assexuada ocorre em alguns vermes, insetos e mesmo em vertebrados, como certas espécies de peixes, anfíbios e répteis.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »