tumblr site counter

Sistema Respiratório Humano



O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os bronquíolos.

 

Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas um da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. No teto das fossas existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.

 

Faringe: é um canal comum aos sistemas digestivo e respiratório, e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

 

Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, que aparece como uma saliência logo abaixo do queixo, é uma das peças cartilaginosas da laringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de lingüeta de cartilagem, denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote, isso impede que o alimento engolido penetre nas vias respiratórias. O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

 

Traquéia: é um tubo, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos.

 

Brônquios: são dois tubos curtos, através dos quais o ar é conduzido aos pulmões.

 

Bronquíolos: são as ramificações dos brônquios. São tubos muito finos. O conjunto ramificado dos bronquíolos é a árvore respiratória. Cada um termina em pequenas bolsas denominadas alvéolos pulmonares.

 

Pulmões: o pulmão é um órgão esponjoso, envolvido por duas membranas denominadas pleuras.

 

Alvéolos pulmonares: cada pulmão contém cerca de 150 milhões de alvéolos pulmonares, que são uma pequena bolsa de parede fina, formada por células achatadas.

 

Diafragma: a base de cada pulmão apóia-se no diafragma, uma membrana espessa e resistente, formada por diversas camadas musculares. Presente apenas nos mamíferos separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. A artéria aorta e a veia cava passam, juntamente com o esôfago, através de uma abertura presente no diafragma.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »