tumblr site counter

Respiração Aeróbica



Respiração é o processo de obtenção de energia através da conversão das ligações químicas de moléculas de substâncias orgânicas diversas. É empregada em todo processo de síntese de ATP que envolve a cadeia respiratória.

 

É realizada por muitos procariontes, protistas, fungos e pelas plantas e animais.

 

Na respiração aeróbica, o oxigênio é o aceptor final de elétrons. Esse tipo de respiração ocorre da seguinte forma:

 

C6H12O6 + 6 O2 Æ 6 CO2 + 6 H2O + 36 ATP

 

No final da respiração, faz um total ganho de 36 ATP. A respiração aeróbica é muito mais eficiente do que outras formas de obtenção de energia, como a glicólise ou a fermentação. Uma prova disso é que os seres aeróbicos são infinitamente mais desenvolvidos do que seres anaeróbicos.

 

rotativo_ads

 

Divide-se basicamente em três fases:

 

1)glicólise

 

2)ciclo de Krebs

 

3)cadeia respiratória

 

A respiração aeróbica se desenvolve sobretudo nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas que atuam como verdadeiras ” usinas ” de energia.

 

As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis e constituídas por duas membranas: a mais externa lisa e a interna pregueada, formando as cristas mitocondriais (septos), que delimitam a matriz mitocondrial (solução viscosa semelhante ao citosol), onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.

 

As enzimas catalisam a importante função dessas organelas, no que diz respeito à respiração celular, fornecendo energia metabólica liberada na forma de ATP (Adenosina Trifosfato), despendida em todas as atividades desenvolvidas por uma célula. Portanto, durante o processo de respiração aeróbia ocorrem reações determinantes nas mitocôndrias: o Ciclo de Krebs na matriz mitocôndrial e a Cadeia Respiratória nas cristas mitocondriais.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Respiração Aeróbica, 9.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »