tumblr site counter

Relações Intra-específicas Harmônicas



Relações ecológicas intra-específicas ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.

 

Indivíduos de uma mesma espécie quase sempre disputam por recursos e esta é denominada competição intra-específica.

 

Tipos:

 

Colônia

 

Indivíduos da mesma espécie vivem e necessitam estar anatomicamente agrupados, interagindo de forma que proporciona vantagem a todos. Nesse tipo de relação, há divisões de trabalho, onde todos desempenham funções vitais para o grupo.

 

No caso das colônias que possuem indivíduos com funções específicas ou mesmo formas distintas, são chamadas de heteromorfas. Isto é o que acontece com as colônias de celenterados nas quais existe uma parte da colônia que é responsável apenas pela alimentação: os gastrozóides, e aqueles que são responsáveis apenas pela reprodução: os Gonozóides.

 

Colônias isomorfas são aquelas cujos indivíduos são semelhantes.

 

Sociedade

 

Grupos onde os indivíduos possuem sistemas de comunicação e cooperação, com divisão de trabalho. Estes possuem independência e mobilidade em relação aos outros, uma vez que estão anatomicamente separados e, desta forma, podem inclusive compor novo grupo, diferente do qual o originou.

 

As sociedades também podem ser isomorfas ou heteromorfas.

 

Seres humanos e insetos sociais, como abelhas e cupins, são exemplos.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.4/10 (9 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

Relações Intra-específicas Harmônicas, 8.4 out of 10 based on 9 ratings



Deixe Seu Comentário »