:: Biologia

Relações Interespecíficas Desarmônicas

As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.

 

 

RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS

 

Predação (ou predatismo)

 

Nesse caso uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal – conhecidas como presas. Este tipo de relação regula a densidade populacional de presas e predadores. Alguns exemplos de animais predadores são os animais carnívoros, como o leão, onça, tigre.

 

Raros são os casos em que o predador é uma planta. Algumas espécies desenvolveram adaptações como a camuflagem para se defenderem dos predadores.

 

 

Herbivoria

 

Animais herbívoros se alimentam de partes vivas das plantas.

 

Ex: bovinos se alimentando de capim.

 

 

Competição interespecífica

 

Ocorre quando duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente.

 

Ex: raízes de plantas competindo por água e nutrientes; gafanhotos e gado competindo por capim.

 

Amensalismo ou antibiose

 

É um tipo especial de competição interespecífica e que consiste em uma espécie sendo prejudicada sem que haja qualquer prejuízo para a outra. Ou seja, indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.

 

O exemplo mais clássico são os antibióticos produzidos por fungos que impedem a proliferação das bactérias. Esses antibióticos são largamente utilizados pela medicina, no combate às infecções bacterianas.

 

 

Parasitismo

 

Ocorre quando uma espécie parasita outra – hospedeira – como forma de obter alimento. Assim, a espécie hospedeira se prejudica com a relação. Ex: Carrapato parasitando cães; taenia e ser humano; cipós que extraem seiva de outras plantas, etc.

 

Geralmente os parasitas não têm intenções de causar a morte dos hospedeiros.

 

2 comments

  1. Esse site é muito bom, pois explica claramente o conteúdo que precisamos. Em um pequeno resumo é capaz de deixar bem claro toda a matéria que desejamos. Adorei fazer minhas pesquisas nesse site, visitarei mais vezes!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *