tumblr site counter

Relações Ecológicas



As comunidades são formadas por populações de espécies distintas que vivem juntas em uma dada região e interagem entre si. Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas.

 

As inter-relações podem ser evidenciadas entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intra-específicas) ou entre indivíduos pertencentes a espécies diferentes (relações interespecíficas).

 

Quando analisadas isoladamente, essas relações podem se revelar harmônicas ou desarmônicas. As relações harmônicas ou interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos da associação. As relações desarmônicas ou interações negativas são aquelas em que pelo menos um indivíduo da associação sai prejudicado.

 

As relações harmônicas interespecíficas ocorrem em sociedades como as de formigas e abelhas e em colônias como as de crustáceos e protozoários enquanto as relações interespecíficas desarmônicas ocorrem quando há canibalismo, por exemplo, como é o caso da aranha viúva-negra e do louva-deus, comensalismo quando uma espécie utiliza outra como moradia como é o caso de orquídeas e bromélias.

 

Considerando, entretanto, o total de todas as relações entre os seres vivos de uma comunidade, verifica-se que, em termos da manutenção do equilíbrio ecológico global, essas relações revelam-se harmônicas.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »