Receptores Sensoriais

A princípio há dois tipos de receptores sensoriais: os neurônios sensoriais periféricos que tem em sua extremidade periférica uma estrutura modificada para a detecção dos estímulos ou células sensoriais epiteliais associados a um neuroepitélio.

Os receptores sensoriais funcionam como transdutores de energia, e podem converter os estímulos físicos e químicos do ambiente em impulsos elétricos. Através dos prolongamentos periféricos dos neurônios aferentes as informações sensoriais são conduzidas para o SNC. E somente no SNC, é que esta informação será percebida e interpretada.

Um receptor sensorial pode ser tanto um neurônio modificado como uma célula epitelial especializada conectada a neurônios. No primeiro caso fala-se em células neurossensoriais, e no segundo, em células epitélio-sensoriais.

De acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, os receptores sensoriais são classificados em quatro tipos básicos:

a) Quimiorreceptores: especializados na detecção de substâncias químicas; localizam-se na língua e no nariz, e são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos do paladar e do olfato.

b) Termorreceptores: especializados na captação de estímulos de natureza térmica; estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face, dos pés e das mãos.

c) Mecanorreceptores: especializados na captação de estímulos mecânicos, tais como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos. Há dois tipos especiais desses receptores: fonorreceptores, capazes de detectar variações na pressão do ar, e estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade.

d) Fotorreceptores: especializados na captação de estímulos luminosos; estão localizados nos olhos.

De acordo com o local de onde captam estímulos, os receptores sensoriais são classificados em três tipos básicos:

a) Exteroceptores: captam estímulos provenientes do ambiente, tais como luz, calor, sons e pressão.

b) Proprioceptores: captam estímulos provenientes do interior do corpo; estão localizados nos músculos, tendões, juntas e órgãos internos.

c) Interoceptores: percebem condições internas do corpo, tais como grau de acidez, pressão osmótica, temperatura e composição química do sangue, etc.

Nota: 7.4/10 (17 votos no total)
Rating: +8 (from 8 votos)

Receptores Sensoriais, 7.4 out of 10 based on 17 ratings

2 Comentários »

1. Bia 13 de março de 2013 at 1:43 - Reply

Muito obrigada! Estava precisando de uma coisa assim para clareiar as ideias e terminar de fazer meu trabalho.

VA:F [1.9.22_1171]