tumblr site counter

Produtos Orgânicos



Os produtos orgânicos são produtos livres de agrotóxicos, limpos; sem fertilizantes químicos.

 

São produzidos a partir de sistemas agrícolas baseados em processo natural, que não agridem a natureza e mantém a vida dos solos, evitando a erosão e protegendo a qualidade da água, com a característica de melhorar a saúde dos agricultores, uma vez que o contato com fertilizantes e outros produtos químicos usados na agricultura, são insalubres. A consequência em se cultivas sem a incidência de agrotóxicos é o sabor natural dos alimentos.

 

A prevenção contra o desgaste do solo também é uma função essencial da produção orgânica, sendo a preservação do meio ambiente a principal finalidade do cultivo orgânico.

 

A agricultura orgânica é ideal para a agricultura exercida na pequena propriedade, aplicando a produção sustentável que traz qualidade de vida para o agricultor e qualidade dos seus produtos, hoje o produto orgânico é mais valorizado que os demais, e o mercado consumidor consciente que busca os benefícios dos alimentos orgânicos.

 

Muitos veem o cultivo orgânico como um retrocesso, pois não faz uso dos fertilizantes, considerados uma inovação, contudo o cultivo ecológico não pode ser considerado um processo regressivo, dado ao seu potencial produtivo e sustentável, o que pode resultar em vantagens produtivas em longo prazo.

O cultivo orgânico representa uma ameaça para a indústria de fertilização química, reduzindo a venda desses compostos químicos, uma vez que a produção orgânica faz uso da fertilização natural, menos agressiva para alimentos, solo e menos insalubre para o produtor.

 

Os princípios da agricultura orgânica são preservação do solo, como principal fonte provedora de alimentos, o uso de adubos de baixa solubilidade, controle das pragas de forma preventiva e natural, não ao corte de erva daninhas ,preservando a função protetora das ervas daninhas, promoção da biodiversidade.

 

A produção orgânica estende-se também para a pecuária, preservando a integridade química da carne bovino, controlando a saúde e engorda do gado sem uso de remédios ou hormônios.

Os princípios orgânicos não se limitam á produção de alimentos, considerando desnecessário o uso de pesticidas no cultivo do algodão.

 

Algumas razões para consumir produtos orgânicos

 

Cada vez mais se realizam pesquisas sobre a qualidade dos alimentos e seus efeitos sobre a saúde, como todos tem acesso á informação, é crescente o movimento á procura de produtos mais saudáveis ou menos agressivos, por isso tem aumentado a preferência por produtos orgânicos.

 

Como são produzidos de forma natural, sem susbstâncias com propriedades conservantes, os alimentos orgânicos são mais perecíveis, devendo ser conservados em local fresco e seco.

 

Autora: Andrea Alexandre dos Santos

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »