tumblr site counter

Probióticos



Conceito

 

A palavra Probiotico deriva do grego pró-vida.

 

São organismos vivos que quando ingeridos provocam efeitos benéficos no balanço da flora bacteriana intestinal, esse é um conceito inicial, evoluindo depois para organismos vivos que quando ingeridos em determinado numero de concentração exercem efeitos benéficos para a saúde intestinal.

 

Portanto os alimentos probioticos são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos que previnem doenças de ordem intestinal.

As espécies de microrganismos probioticos são os acido-lácteos, as bactérias não acidas lácteas e leveduras.

 

 

Alimentos Probióticos

 

Os alimentos probióticos exercem as funções: aumentam de maneira significa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo b e aminoácidos;

 

Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro;

 

Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; previne o câncer de doenças repetitivas.

 

Possui o efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo de desintoxicar excessos venenosos, substâncias em excesso como leite animal, que impedem que o organismo trabalhe de forma saudável.

 

Possuem particular importância para os indivíduos com intolerância á lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão de lactose.

 

Os microrganismos probioticos podem ser encontrados em alimentos como leite fermentado, iogurte, na forma de capsulas ou pó, alimentos já presentes no mercado, esses alimentos devem ser conservados bem refrigerados.

 

Estes alimentos também proporcionam a absorção de outros alimentos, pois são integrados á flora intestinal, aumentando a capacidade do organismo de absorver nutrientes.

 

Autora: Andrea Alexandre dos Santos

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »