tumblr site counter

Período Devoniano



É o chamado período Devoniano geológica que durou desde o final do Siluriano (416 milhões de anos atrás) até ao início do Carbonífero (359 milhões de anos atrás). Seu nome vem de Devon, município situado na península de Cornwall (Cornualha), no sudoeste da Inglaterra.

 

O período Devoniano foi uma época de grande atividade tectônica. Euramerica continente (ou Laurásia) surge da colisão devonianas de placas Laurentia e Báltica.

 

Pequenas mar como que dariam origem ao Tétis e do oceano profundo e vasto Pantalassa, cobrindo o resto do planeta.

 

Neste período houve inovações importantes para a vida na terra, a primeira expansão destacando generalizada no continente da vida, que até então tinha uma grande presença nos mares. A expansão das plantas terrestres contribuiu pelo continentalização orogênico e elevação, a um resfriamento gradual do clima que produziu a crise de extinção que marca o fim do período.

paisagem Devoniano.

 

Nos oceanos, houve uma diversificação das esponjas, os recifes siliciosas aparecendo e próspera, baseada em corais, esponjas e algas bentônicas. Braquiópodes atingiram o seu auge do sucesso. diversificação contínua de moluscos, aparecendo ammonoids cedo. Trilobites começam a diminuir, mas ainda aparecem em novas formas, incluindo algumas de grande porte.

 

Este é o período de expansão de peixes, especialmente placodermes, mas também a seláceo (tubarões) e os peixes ósseos, com nadadeiras lobadas os quais derivam de vertebrados terrestres, como o Actinopterygii, vertebrado grupo atualmente domina os mares.

 

Aparecem no Devoniano, diversificar e expandir as plantas vasculares, doravante dominar vegetação terrestre, apesar de parecer à primeira vista ainda ligada a ambientes alagados. No final dos continentes dominam formas árvore licopodiófitos e trimerófitos progymnosperms, licopodiófito Archaeopteris tais com 20 ou 30 m de altura, formando as primeiras florestas. Fósseis de caules e folhas de fetos fazem parte das jazidas de carvão muitos da Era Primária.

 

As plantas vasculares, por sua vez permitiu a formação de teias alimentares complexas e para o sucesso dos primeiros animais totalmente terrestres. Estes incluem os primeiros artrópodes, ambos chelicerates como aranhas, ácaros e escorpiões auriptéridos.

 

Eles também apareceram no final dos primeiros anfíbios, mas muito perto anatomicamente para os peixes dos quais derivam.

 

O fim do período é marcado por uma crise de extinção em massa que afetou a maioria dos mares para os continentes e mais nas latitudes tropicais na mídia. Os corais que havia dominado o período, morreram, e não novamente até os recifes de coral Triássico ser importante. táxons marinhos.

 

Muitos sofreram uma acentuada redução em sua diversidade, desaparecendo grupos como graptolitos e tentaculites. Embora a suspeita de que a principal causa de resfriamento global, não excluindo a influência de um impacto extraterrestre, para os quais eles têm proposto diversos locais possíveis de colisão.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 2.5/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Período Devoniano, 2.5 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »