tumblr site counter

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)



Conceito

 

Os Pagamentos por Serviços Ambientes consistem em mecanismos utilizados para recompensar quem protege a natureza.

 

É uma maneira de colocar preço nos serviços ambientais e estimular a preservação do meio ambiente criando impostos ecológicos, exploração sustentável de florestas, uso da biodiversidade de forma sustentável e para o turismo.

 

De acordo com a ONU (Organização das nações Unidas), serviços ambientais são todos aqueles prestados pela natureza com relação ao ciclo do carbono, hidrológico, evolução do solo, entre muitos outros.

 

O principal objetivo do PSA é transferir recursos – monetários ou não – para os indivíduos que ajudam a produzir estes serviços através de práticas e sistemas na indústria, agricultura, ou em qualquer outro ambiente que isso ainda não seja obrigatório.

 

Polêmicas levantadas sobre o PSA

 

Existem pessoas que afirmam que preservar o meio ambiente é um dever e uma obrigação de todos e não um serviço que deve ser feito por alguns apenas e recompensados.

 

Isso também porque é difícil analisar os valores destes serviços. Por exemplo, analisando uma floresta, quanto deve ser pago para que ela continue em pé?Há algum tempo atrás se levavam em conta os valores com relação à exploração dos bens naturais da floresta naquele determinado local como madeira e utilização de área para agricultura, mas atualmente o governo de diversos países está abordando uma nova polêmica: devemos pagar também pelos serviços ambientais.

 

Para que possam ser feitos estes pagamentos é preciso recursos. Mas quem irá pagar por isso? Os especialistas acreditam que isso incentivará a preservação ambiental e a ONU defende esta prática como uma maneira de evitar a pressão da agricultura nas áreas florestais.

 

Já muitos preferem ir contra a idéia alegando que preservar o meio ambiente já é uma obrigação prevista por lei e ninguém poderá garantir que todos realmente deixarão de destruir as florestas somente pela remuneração do governo.

 

Ainda estende-se a polêmica no fato de quem teria direito de receber estes pagamentos.

 

No Brasil, temos algumas iniciativas do PSA como o ICMS Ecológico, onde 5% do ICMS são repassados para projetos de preservação ambiental; Compensação Ambiental de empresas privadas ou estatais por causa de impactos ambientais que não podem ser evitados e diversas outras medidas em volta deste Pagamento por Serviços Ambientais.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »