tumblr site counter

Os Seres Vivos



São essencialmente formados por células, necessitam de alimento, seja ele de origem orgânica ou inorgânica e são formados pela mistura dessas substâncias químicas orgânicas e inorgânicas.

 

Algumas substâncias orgânicas como proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitaminas são substâncias exclusivamente geradas pelos seres vivos.

 

Já as substâncias inorgânicas são encontradas na natureza e não são produzidas pelos seres vivos, como a água, as rochas e os sais minerais.

 

A água, de longe é o elemento mais importante da composição dos seres vivos, representando em alguns casos, de 75% a 85% da composição total de seu organismo.

 

Conforme visto, os seres vivos são os que possuem célula, e, sendo assim, eles podem se dividir em procariontes, que são composta da membrana celular, citoplasma e nucleóide ou serem Eucariontes, que possuem a membrana celular, o citoplasma e um núcleo. Nos procariontes podemos citar as algas e as bactérias e nos Eucariontes as plantas e os animais.

 

 

Classificação

 

Diante da divisão celular, podemos definir os seres vivos em cinco reinos principais, cada qual com seu grupo de integrantes, com bastante distinção, conforme segue.

 

O Reino Metazoa é talvez um dos mais populosos, pois é composto de seres pluricelulares e heterotrófos, ou seja, não podem produzir seu próprio alimento através de matéria inorgânica. Neste grupo temos os animais vertebrados e invertebrados, as aves e os mamíferos, incluindo aí também, os humanos.

 

O Reino Metaphyta não é tão populoso quanto o Metazoa, mas talvez seja de tão ou maior importância que o Metazoa, pois se um é responsável pelo equilíbrio animal, o outro é responsável pelo equilíbrio verde do planeta, pois é composto de seres pluricelulares com membrana revestida de celulose, e capazes de produzir seu próprio alimento.

 

Nesse grupo se incluem os Vegetais inferiores, intermediários e superiores.

 

Composto de organismo unicelulares e procariontes, o Reino Monera é constituído dos mais simples seres vivos, como as bactérias, as algas azuis e as cianobactérias.

 

Igualmente simplificado, o Reino Fungi é composto de organismo eucarionte, independente de serem uni ou pluricelulares. Neste reino se encontram os fungos elementares e os fungos superiores.

 

O último dos Reinos de divisão dos seres vivos é o Protista, onde se encontram seres de célula única e eucariontes. Encontramos ali os protozoários, como amebas e algas inferiores.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »