tumblr site counter

Os Ciclos da Matéria



Nos ecossistemas, enquanto a energia tem de ser reposta continuamente pelo Sol, a matéria disponível na Terra tem de ser constantemente reutilizada para a manutenção da vida. Portanto, enquanto a energia flui unidirecionalmente, a matéria é reciclada, e cada elemento químico apresenta um ciclo característico.

 

 

 

Ciclo do carbono

 

 

 

O carbono presente nos seres vivos é originalmente proveniente da atmosfera. Por meio da fotossíntese fixam carbono, que retiram CO2 atmosférico. Esses átomos de carbono passam a fazer parte das moléculas orgânicas fabricadas.

 

 

Durante a respiração, uma parte das moléculas orgânicas é degradada, e o carbono que as constituía é devolvido à atmosfera, novamente na forma de CO2. Parte do carbono retirado do ar compõe a biomassa dos seres fotossintetizantes e pode eventualmente ser transferida aos animais herbívoros.

 

 

Nos herbívoros, parte do carbono contido nas moléculas orgânicas dos alimentos é liberada durante a respiração, e o resto irá formar sua biomassa, que poderá ser transferida para um carnívoro.

 

 

Dessa forma, o carbono fixado na fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro, enquanto retoma gradativamente à atmosfera, em conseqüência da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos.

 

 

 

Ciclo do oxigênio

 

 

 

Em um ecossistema, o elemento oxigênio aproveitado pelos seres vivos provém de três fontes principais: gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e água (H2O).

 

 

O O2 é captado pelas plantas e animais e utilizado na respiração. Nesse processo, átomos de oxigênio combinam-se com átomos de hidrogênio, liberados pela decomposição das moléculas orgânicas, e formam água.

 

 

A água ingerida pelos seres vivos, ou aquela que foi produzida na respiração ou em outras reações vitais, pode ser eliminada por meio da transpiração ou da excreção de suor e urina. Parte dela, porém, é empregada como reagente em reações químicas, de modo que seus átomos de oxigênio voltam a fazer parte de moléculas orgânicas.

 

 

A água também é utilizada pelas plantas no processo da fotossíntese. Nesse caso, os átomos de hidrogênio são aproveitados na síntese da glicose, enquanto os de oxigênio são liberados na forma de O2.

 

 

A decomposição dos cadáveres leva à liberação do elemento oxigênio na forma de CO2 e H2O. O oxigênio presente no CO2 poderá voltar a fazer parte de moléculas orgânicas através da fotossíntese.

 

 

Assim, em seu ciclo pelos ecossistemas, os átomos do elemento oxigênio passam pelas formas de CO2, de H2O, de O2 e de moléculas orgânicas.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.5/10 (13 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 6 votos)

Os Ciclos da Matéria, 7.5 out of 10 based on 13 ratings



Um Comentário »

  1. Maraya 25 de abril de 2012 at 23:21 - Reply

    Eu amei.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 4.0/5 (4 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 3 votos)

Deixe Seu Comentário »