tumblr site counter

Os Celenterados



Os celenterados incluem hidras, caravelas, medusas e corais; são animais marinhos, principalmente de regiões costeiras de mares tropicais.

 

A palavra celenterado deriva do grego Koilos, que significa ‘compartimento’, ‘cavidade’, e entheron, que diz respeito a ‘intestino’.

 

Possuem três grupos principais: águas-vivas com cerca de 200 espécies; anêmonas e corais com cerca de 6.000 espécies e hidróides, com cerca de 3.000 espécies.

 

 

* Classificação:

 

Hidrozoários: vivem na água (HIDRO=água; ZOA=animal).

Ex.: caravela e hidra de água doce

 

Shifozoários ou cifozoários: são chamados assim porque se assemelham a uma sombrinha (SHIFO= sombrinha; ZOA= animal). Ex: águas vivas.

 

Antozoário: se assemelham a flores (ANTOS= flores; ZOA= animal). Ex: anêmonas do mar e corais.

 

 

 

Todos os celenterados são aquáticos.

 

 

 

O corpo dos celenterados, que é parecido com um saco, possui uma única abertura – a boca. Essa abertura fica em contato com uma cavidade denominada cavidade digestória. Seu corpo é formado por duas camadas: uma externa e outra interna. Geralmente, suas células possuem flagelos.

 

 

 

A reprodução deles pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. Em alguns casos, pode haver alternância dos dois tipos de reprodução.

 

 

 

 

 

MORFOLOGIA: São animais dipoblásticos, acelomados. Apresentam tecidos verdadeiros. Podem apresentar-se sob duas formas distintas: o pólipo e a medusa.

 

O Pólipo tem corpo cilíndrico e geralmente vive fixo á um substrato. Possuem uma abertura – a boca – rodeada por tentáculos moles e ocos. Exemplo: Anêmonas marinhas.

 

 

A Medusa não fixa a nenhum substrato. Seu corpo tem a forma de um guarda chuva. A boca pertence à parte central e contém tentáculos moles. Exemplo: Água-Viva.

 

HÁBITAT: aquático, predominantemente marinho.

 

 

SISTEMA DIGESTÓRIO: A digestão ocorre extra e intra celularmente. A captura de alimentos é feita através dos tentáculos. Possuem boca, mas o ânus está ausente.

 

 

SISTEMA NERVOSO: Apresenta células fotossensíveis e estatocistos.

 

SISTEMA EXCRETOR: Não está presente. A excreção é feita por difusão.

 

SISTEMA TEGUMENTÁRIO: função de proteção e defesa. As principais células que constituem o tecido epitelial são:

 

– células sensoriais

 

– cnidoblastos

 

SISTEMA RESPIRATÓRIO: Não está presente. As trocas gasosas são realizadas por meio de difusão entre as células e o meio externo.

 

SISTEMA CIRCULATÓRIO: Não está presente.

 

SISTEMA REPRODUTOR:

O Pólipo se reproduz assexuadamente através do brotamento.

 

 

A Medusa reproduz sexuadamente: os espermatozóides são liberados na água e nadam em busca de óvulos. Após a fecundação do óvulo, o zigoto formado se desenvolve e forma um embrião. Em algumas espécies de medusa, o embrião origina diretamente um novo organismo semelhante aos pais. Em outras, o embrião origina uma larva móvel, que nada e se fixa em algum lugar, se transformando em um novo indivíduo semelhante aos pais.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.0/10 (6 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Os Celenterados, 7.0 out of 10 based on 6 ratings



Deixe Seu Comentário »