tumblr site counter

O Reino Protista



O reino protista (também conhecido como protozoa) é, após o monera, o reino mais simples ao se levar em conta a estrutura dos seres que o competem. São eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares.

Nos protistas, o desenvolvimento membranoso possibilitou o aparecimento da carioteca, membrana que reveste o núcleo e que não existia nos moneras. Há também organelas citoplasmáticas, que irão suprir algumas necessidades de adaptação para que se execute as funções do organismo.

Estão incluídos nesse reino as algas e os protozoários.

Protozoários

A reprodução pode ser assexuada por cissiparidade, esquizogênese e gemiparidade ou sexuada por conjugação. A respiração se dá por difusão entra as células e o meio.

 

Nos protozoários há vacúolo digestivo para realizar a digestão intracelular. Podem ser móveis ou fixos e realizar várias formas de associação, como o parasitismo, o mutualismo, o comensalismo, o colonialismo ou mesmo viver isoladamente.

 

A locomoção tornou-se o critério de classificação em classes: Rizhopoda ou Sarcodina, Flagellata ou Mastigophora, Cilliata ou Ciliophora e Sporozoa.

 

Rhizopoda

 

Protozoários que se locomovem através de pseudópodos (“falsos pés” – possuem também função nutritiva que ocorre por fagocitose). Como representantes podemos citar a ameba, os radiolários, os heliozoários e os foraminíferos.

 

Flagellata

 

Nessa classe encontramos todos os protozoários que se locomovem por flagelos. A maioria dos parasitas humanos são flagelados. Ex.: Trypanossoma cruzi, Trichomonas vaginalis, Giardia lamblia.

 

Cilliata

 

Possuem locomoção por cílios. Geralmente esses organismos possuem dois núcleos, um macronúcleo e um ou dois micronúcleos. O principal representante é o paramécio.

 

Sporozoa

 

Não possuem organelas de locomoção, sendo todos parasitas. O plasmódio, causador da malária, é um exemplo.

 

Algas

 

Nas algas também há reprodução assexuada por cissiparidade, mas sua reprodução sexuada pode ser por isogamia, heterogamia ou oogamia. Para as algas também ocorre o fenômeno da metagênese, no qual uma fase assexuada é procedida por uma sexuada.

 

Todas as algas são clorofiladas e fazem fotossíntese, obtendo a partir desse processo os produtos (oxigênio, glicose, água) necessários para sua sobrevivência.

 

As algas são classificadas segundo a pigmentação de suas células em: euglenophytas, chrysophytas, pyrrophytas, phaerophytas, rodophytas, clorophytas.

 

Na antiga classificação, algumas classes de algas eram inseridas no reino Plantae. Agora todas as algas fazem parte do reino Protista.

 

Euglenophytas

 

Autótrofas e heterótrofas, maioria de água doce e com vacúolo pulsátil. São algas unicelulares flageladas e isoladas. Pigmentação de xantofila. Cor verde.

 

Chrysophytas

 

Unicelulares com impregnação de silício na parede celular. Pigmentação de caroteno e fucoxantina. Cor dourada.

 

Pyrrophytas

 

Unicelulares. São ditas dinoflageladas, apresentando dois flagelos desiguais. Quando há superpopulações de dinoflageladas, acontece o fenômeno da maré vermelha. Pigmentação de xantofila. Cor parda.

 

Phaerophytas

 

Pluricelulares. Atingem maiores dimensões. Pigmentação de xantofila de ficofeína. Cor parda.

 

 

Rodophytas

 

Unicelulares ou pluricelulares. São chamadas de algas vermelhas. Pigmentação de xantofila, caroteno, ficocianina e ficoeritrina. Cor vermelha.

 

Clorophytas

 

Unicelulares ou pluricelulares. Podem viver isoladas ou criar colônias. São as conhecidas algas verdes. A maioria é aquática. O pigmento é o caroteno. Cor verde.

 

A importância das algas para o ecossistema consiste principalmente na renovação do oxigênio pelos fitoplânctons.

 

Autoria: Bruna Paganelli

 

REFERÊNCIAS

MONTEIRO, Herbert Silva; CARDOSO SOBRINHO, Geraldo. Apostila Energia de Biologia: volume 02 Extensivo.Florianópolis.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


2 Comentários »

  1. Stefany 20 de março de 2016 at 13:48 - Reply

    obg !! ajudou mto :)

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. Stefany 20 de março de 2016 at 13:48 - Reply

    obg

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »