O Que é Histologia?

Você provavelmente nunca ouviu falar de histologia e, se ouviu, é muito provável também que não tenha a menor ideia do que se trate.

A histologia é um dos muitos ramos da biologia, reponsável por estudar, especificamente, os tecidos biológicos em plantas e animais.

Esta é a razão pela histologia se dividir entre histologia vegetal e histologia animal, apesar de utilizarem técnicas similares durante a fase de pesquisa.

Esta campo da ciência só pôde aparecer após o advento do microscópio no século XVI e as primeiras pesquisas com materiais biológicos no século seguinte. Sem esta ferramenta, seria impensável o descobrimento da célula e as diferentes partes que compõem as estruturas dos corpos orgânicos.

Para a biologia, unidade básica para é a célula. Neste sentido, a histologia entende por tecido o conjunto de células que compartilham características semelhantes e são responsáveis por uma função em comum.

Os principais grupos de tecidos nos animais são: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

Por conta de seu objeto de estudo, esta ciência se relaciona diretamente com outros campos científicos, como é o caso da bioquímica, da biologia molecular, da fisiologia.

Suas possibilidades de aplicação a tornam uma importante ferramente para a medicina, que hoje pode reproduzir tecidos e órgãos em laboratório, para implantes posteriores.

Autoria: Danilo Zamai