tumblr site counter

O Que é Especiação



Especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam. Ela pode ocorrer por uma transformação gradual de uma espécie em outra (anagênese) ou pela divisão de uma espécie em duas por cladogênese. Existem quatro modos principais de especiação: simpátrica, parapátrica, alopátrica e peripátrica. A especiação pode também ser induzida artificialmente.

É o termo utilizado para definir o processo que resulta no surgimento de uma nova espécie a partir de uma espécie já estabelecida.

A especiação começa quando uma subpopulação de uma espécie se isola geograficamente, alterando seu comportamento ou o seu nicho ecológico ficando isolada reprodutivamente do restante da população daquela espécie. Quando essa subpopulação se isola, ela sofre mutações que se acumulam com o passar do tempo, ocorrendo uma mudança em seu genótipo e, conseqüentemente, na expressão fenotípica.

 

Simpatria

As populações divergem quando ainda ocupam a mesma área.

 

Parapatria

Nela, uma espécie se espalha em áreas grandes com ambientes diversificados. Eles se adaptam a essas novas áreas e, gradualmente, tornam-se espécies distintas.

Alopatria

Nela, a população inicial divide-se em duas populações alopátricas (geograficamente isoladas). As populações isoladas se diferenciam genotípica e/ou fenotipicamente. Após um certo tempo, quando as barreiras ao contato entre as populações desaparecem, os indivíduos que faziam parte da mesma espécie voltam a se encontrar, já evoluídos o suficiente para estarem reprodutivamente isolados ou já não serem capazes de trocar genes entre si.

Peripatria

É um tipo especial de especiação alopátrica ou parapátrica, em que uma das populações isoladas é bastante menor do que a outra. Como a população é pequena, mecanismos como a deriva genética ou o efeito fundador são mais importantes. É o que os biologistas evolucionários chamam de efeito de gargalo.

 

Especiação artificial

Espécies novas são criadas por seleção de animais de pecuária, mas as datas iniciais e os métodos usados para dar origem a tais espécies não são claros. Por exemplo, a ovelha doméstica (Ovis aris) foi criada através de hibridação, e já não produz descendentes férteis.

Pode ser:

por hibridação, na qual há o aparecimento de fenótipos diferentes.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

O Que é Especiação, 10.0 out of 10 based on 3 ratings



2 Comentários »

  1. Alexsandra 11 de setembro de 2013 at 17:42 - Reply

    Gostei muito, esse artigo vai ajudar no meu trabalho de Biologia.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votos)
  2. joaolindoamavc 10 de outubro de 2016 at 13:37 - Reply

    Adoreiiiiiiiiii Arrasaaaaaaa mais.. Bjs de luz

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »