tumblr site counter

O Projeto TAMAR



O Projeto Tamar é uma boa iniciativa brasileira adotada no início dos anos 80 para defender as tartarugas marinhas de iminente destruição da espécie a que estava sendo submetida, após muito tempo de residência no Oceano.

 

 

Representando a maior defesa, manutenção e cuidado com as cinco espécies de tartarugas marinhas existentes em água brasileiras, o Projeto, que é tem como nome uma junção das abreviações de Tartaruga Marinha, prega a mudança de hábitos dos indivíduos situados nas costas para uma conscientização e preservação ambiental da recuperação das tartarugas marinhas.

 

 

 

 

 

Propósito

 

Inicialmente, o Projeto Tamar foi originado pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, o IBDF, atual IBAMA com o intuito de que fossem catalogadas, discriminadas as espécies, o modo de vida e os dados fisiológicos dos animais, como o tamanho com certa idade, o peso, épocas de reprodução, enfim, o propósito inicial do Tamar não era o de que é utilizado hoje, e sim fazer um catálogo de informações sobre a espécie.

 

 

O problema é que os cientistas não esperavam que o número de espécies, o mau trato, a falta de assistência e cuidado trouxessem à eles dados tão insignificantes e alarmantes sobre as tartarugas, fazendo-os perceber que para o Projeto Tamar conseguir realizar o motivo pelo qual foi criado, era preciso que não só se catalogasse a espécie, mas também educar as populações que vivem nos litorais no sentido de preservar e devolver a tartaruga ao seu habitat.

 

 

 

História

As tartarugas marinhas foram declaradas como espécies em extinção na metade dos anos setenta e, o Brasil não possuía qualquer programa de defesa marinha em execução. Em 1978 começaram as primeiras atividades em Fernando de Noronha, no Atol das Rocas e arredores, mas somente o movimento ganhou força a partir de 1983, quando o Governo federal apoiou a causa através do patrocínio da Petrobrás.

 

 

Depois deste pontapé inicial, novas fontes de renda e de auto-sustentação ajudaram o Projeto a continuar seu belo trabalho, culminando com a criação da Fundação Pró-Tamar, criada em 1988 que é uma associação sem fins lucrativos e que trabalha para complementar a existência e eficiência do Projeto. Para se ter uma idéia, mais de um terço da renda necessária a sustentar o Projeto Tamar é proveniente da atividade da Fundação.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »