O Código Genético

O Código Genético é a “linguagem” que a célula utiliza na transferência da informação genética (DNA, RNA) e a expressão dessa informação em proteínas.

Atualmente o código genético constitui um dos aspectos mais importantes da biologia. Sua importância se baseia, no fato de que a capacidade de “traduzir” ou “mapear” a estrutura primária de uma cadeia de polipeptídios é essencial a célula.

O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a seqüência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos, que são compostos de desoxirribose, fosfato e uma base orgânica, do tipo citosina, adenina, guanina ou timina.

Através dele se dá a interpretação dos códons, ou seja, a sua equivalência com um dos 20 aminoácidos existentes.

No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano.

Dizemos que o código genético é universal, pois em todos os organismos da Terra atual ele funciona da mesma maneira, quer seja em bactérias, em uma cenoura ou no homem.

O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA, o ácido desoxirribonucléico. Este ácido tem um formato de dupla hélice e é formado por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanina.

Entre as principais doenças de origem genética, podemos citar: síndrome de down, albinismo, daltonismo, doença de Alzheimer, etc.

Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças. Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas.

Descobrindo a causa de várias doenças poderão ser adotadas medidas de prevenção.

Nota: 8.5/10 (2 votos no total)