:: Biologia

Níveis de Organização em Ecologia

Primeiramente, vamos definir o que é ecologia:

 

Ecologia é o estudo das inter-relações entre os organismos e o meio físico.

 

Os níveis de organização em Ecologia são:

 

1) Espécie: dois ou mais organismos capazes de reproduzir, originando descendentes férteis.

 

 

2) População: agrupamento de seres da mesma espécie, que habitam uma mesma área, portanto, são organismos que podem produzir descendentes férteis. Em uma mesma região coexistem muitas populações de diferentes espécies, que estabelecem vários tipos de relação de interdependência.

 

 

3) Comunidade: conjunto de seres vivos, que habitam uma mesma região, ou seja, são todas as populações que vivem em um ecossistema. Essas populações incluem microorganismos, animais ou vegetais. Por exemplo, a comunidade de uma floresta compõe-se de árvores, pássaros, formigas, etc, que convivem e se inter-relacionam.

 

4) Ecossistema: conjunto constituído por comunidades que interagem entre si, e agem ou sofrem ação sobre os fatores abióticos. Fatores abióticos incluem fatores químicos e físicos do ambiente, como por exemplo, as chuvas, temperatura, umidade, luz, etc. Um ecossistema tem características próprias e relativa estabilidade. Pode ser uma floresta com um lago, quanto uma ilha. A principal relação entre as diferentes populações de um ecossistema refere-se à alimentação. As espécies dentro de um ecossistema, com exceção dos vegetais, alimentam-se umas das outras.

 

5) Biosfera: é o conjunto de todos os ecossistemas existentes na Terra, sejam eles aquáticos, terrestres, etc.

 

Resumindo, os níveis de organização são agrupados nessa ordem, de acordo com sua complexidade:

 

Espécies > População > Comunidades > Ecossistemas > Biosfera

 

6 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *