tumblr site counter

Nematelmintos Parasitas – Enterobiose e Filariose



1. Enterobiose ou Oxiurose

 

É causada pelo helminto Enterobius vermicularis. Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla. Parasitam o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos.

 

Irritabilidade, diarréia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas. Lesões na mucosa, dermatite e infecções secundárias podem aparecer na região anal. No caso de pessoas do sexo feminino, estas podem ter vaginites, em face da proximidade da vagina com o ânus.

 

As crianças são as principais vítimas desta infecção e a ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos deste animal podem, também, causar a oxiurose.

 

Ao levar a mão contaminada à boca, os ovos são direcionados até o intestino delgado, local onde são eclodidos. As larvas se encaminham até o intestino grosso, onde ficam até atingir a maturidade sexual.

 

A reprodução ocorre neste local sendo que, após o ato, o macho morre.

 

Geralmente o deslocamento da fêmea do intestino até o ânus ocorre durante o sono de seu hospedeiro, assim a criança pode eliminar diversos ovos neste período, podendo comprometer mais pessoas.

 

O diagnóstico é feito através da análise da presença dos ovos e fêmeas na região anal do paciente, com auxílio de uma fita adesiva transparente, que retirará uma amostra nas primeiras horas do dia.

 

O tratamento pode consistir em lavagens intestinais com água morna e/ou fármacos.

 

 

2. Filariose

 

A filariose, ou elefantíase, é causada por parasitas conhecidos como vermes nematóides (as filárias), que tem como vetor o mosquito Culex quiquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo ou muriçoca. Sua transmissão ocorre pela picada do mosquito vetor, que transmite o parasita causador da doença de pessoa a pessoa.

 

Os principais sintomas na fase aguda são: inflamação no sistema linfático, febre, dores de cabeça, mal estar, etc.

 

Meses, ou anos depois (quando a doença já se tornou crônica) podem surgir outros sintomas como: inchaço de membros (mamas no caso das mulheres e testículos no caso dos homens), doenças infecciosas na pele e gordura na urina. Em sua forma mais grave pode ocorrer aumento excessivo do tamanho dos membros (elefantíase).

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.3/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votos)

Nematelmintos Parasitas – Enterobiose e Filariose, 5.3 out of 10 based on 3 ratings



2 Comentários »

  1. Raysla Araújo 3 de abril de 2012 at 17:43 - Reply

    Gostei bastante deste site pois me ajudou no que eu estava procurando. Bjks e obrigada!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. Jeveras Miranda 14 de novembro de 2012 at 15:52 - Reply

    Obrigada pela ajuda.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »