tumblr site counter

Melatonina



Melatonina é um neuro-hormônio que está associado diretamente ao sono. Sendo produzida pela glândula pineal, o seu processo de produção inicia-se quando fechamos os olhos.

 

Quando estamos na presença de luz, sua produção é bloqueada, portanto é importante dormir em ambientes escuros para que ela seja produzida.

 

 

Síntese e secreção

 

Ela tem como origem a serotonina que é modificada por uma enzima chamada de a serotonina-N-acetiltransferase. Ela atua nos diversos sistemas do organismo, na preparação e indução para o sono e está presente em outros animais além do ser humano.

 

É uma indolamina que tem sua síntese produzida a partir do triptofano, o aminoácido essencial que pode ser encontrado nas proteínas, que atravessa facilmente as membranas celulares através do processo de difusão, pelo seu perfil anfifílico.

 

Sem ser armazenada, a melatonina é liberada através dos capilares sanguíneos para a irrigação da glândula pineal, após sua produção.

 

Para a melatonina ser secretada é preciso que hajam suas enzimas catalizadoras: triptofano hidroxilase (TPH), descarboxilase de L-aminoácidos aromáticos, N-acetiltransferase (NAT) e hidroxi-indol-O-metiltransferase (HIOMT).

 

 

Função

 

A principal função da melatonina nos seres humanos é a regulação do sono e a mediação entre os ciclos de claridade e escuridão.

 

Além disso tem relação direta com a regulação fisiológica, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos de atividade-repouso e sono/vigília assim como a regulação do sistema imunológico.

 

 

Regulando o sono

 

Compreendendo o processo de funcionamento da melatonina no organismo, sabe-se que é preciso estar em um ambiente calmo e escuro para que ela seja secretada e regule o ciclo de sono. Portanto, para garantir um sono tranquilo e funcional.

 

Eliminar quaisquer fontes de luz, som, aroma e estímulos que possam prejudicar o processo de funcionamento da melatonina é essencial.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »