tumblr site counter

Ligação Gênica



Na ligação gênica, o que determina a freqüência dos gametas, e conseqüentemente a freqüência dos descendentes, é a freqüência do crossing-over.

 

Tal freqüência depende da distância entre os tais genes ligados, de modo que quanto maior a distância maior a freqüência de gametas recombinantes, ou seja, com combinações resultantes de crossing-over.

 

Ou ainda, quando dois ou mais pares de genes alelos se localizam em um mesmo par de cromossomos, dizemos que eles apresentam ligação gênica (ou ligação fatorial).

 

Os autores de língua inglesa dão a essa situação o nome de linkage. No entanto, há um fenômeno capaz de alterar essa tendência de união. É a permutação gênica (ou crossing-over), troca de fragmentos entre cromossomos homólogos, que pode acontecer na prófase da primeira divisão da meiose.

 

Na ligação gênica, dois ou mais pares de alelos que se localizam no mesmo par de homólogos, são estudados. Os genes localizados no mesmo par de cromossomos não sofrem segregação independente, permanecendo ligados durante o processo de formação dos gametas. A ligação pode ser completa (linkage sem crossing) ou incompleta (linkage com crossing).

 

Quando dois pares de genes alelos estão situados de tal forma, em um par de homólogos, que não ocorre permutação entre eles, diz-se que há linkage total entre eles. Caso haja permutação, o linkage é parcial.

 

Em um caso de ligação gênica, não basta se conhecer o genótipo de um indivíduo. É necessário que se determine a posição relativa dos genes no par de homólogos.

 

As ligações genéticas permutadas contribuem com a maior diferenciação das características dos organismos. Por isso, temos toda a diversidade de organismos e da espécie humana espalhada pelos continentes do planeta.

 

Lembre-se: os genes também podem estar ligados na posição trans (Ab/aB)

 

Quando dois ou mais genes estão ligados, é possível calcular as distâncias entre eles através das freqüências de recombinação.

 

Quanto maior for a distância entre dois genes, maior será a taxa de crossing

(permutação) entre eles. Convencionou-se que cada 1% de permutação entre dois genes corresponde a uma unidade de distância (U.R.) no mapa genético.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.8/10 (5 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

Ligação Gênica, 7.8 out of 10 based on 5 ratings



Deixe Seu Comentário »